Gostaria de ver menos palhaçada na mídia mundial. O Osama quando achado, antes de ser preso, deveria ser lido tudo sobre seus direitos e perguntado se gostaria de ser algemado?
Como deve ser gostoso querer fazer notícia e atacar quem é grande e forte?
O Osama preso deveria ser levado para onde? Em que Tribunal seria julgado?
Os crimes por ele organizados, em diferentes locais do mundo, com certeza não tiveram qualquer consideração com as vítimas. Não foi dado nenhum aviso prévio de defesa. Mandou matar até os irmãos muçulmanos, foi de uma crueldade impar.
Agora depois de dez anos de busca, com acobertamento de aliados, foi achado e morto. Querem alguns, poucos aliás, a sua prisão e o seu julgamento. Fácil dizer ou escrever.
Quando os fugitivos do regime nazista , foram procurados e caçados em todo o mundo, nada disso se falou. Mas porque isto agora? Só porque os criminosos são os americanos? Os mesmos que pagam as contas e fazem as defesas em todo o mundo?
Gostaria de ver o governo americano, retirar suas forças armadas do mundo. Recolher seus porta-aviões e navios, seus aviões, suas armas terrestres. Levando todo esse armamento para o seu País.
E daí como ficaria? Guerras e mais guerras sem fim. Com eles no mundo, ainda temos muita guerra existindo.
O continente africano, após a segunda guerra mundial, virou um foco constante de guerra com proliferação de países, de fábrica de ditadores, de lutas tribais. Um continente rico, com reservas naturais imensas, mas falta de paz. Apesar do apoio da ONU dos Estados Unidos e de muitas outras nações.
Gostaria de ver a mídia falar a verdade. Dizer o que são e o que fizeram e fazem os terroristas, incluindo, deturpando a religião islâmica.
Hoje a maioria do ocidente imagina os muçulmanos como radical, terrorista e sem escrúpulo. Essa opinião precisa mudar. Sabemos que não é verdade. O que existe são alguns fanáticos, líderes religioso, em busca de poder, que procuram anatemizar o povo inculto.
Gostaria de ver a queda dos ditadores existentes e serem instaladas as formas de governos de apoio a população, seja ela de maioria muçulmana ou não. Respeitem-se os costumes e as leis religiosas. Mas o estado tem que ser laico.
A religião, como outras coisas, é de individualidade de cada um. Mas o direito de cada um termina onde começa o direito do outro ou da maioria.
Gostaria de ver essa mudança. Os impérios sempre existiram ao longo dos séculos. A guerra de conquista, felizmente acaba. Agora precisa acabar os estados religiosos e tornarem-se ao seu modo em democratas.
Gostaria de ver isso acontecer.
(*) Waldemar Allegretti foi professor, secretário de Justiça do Estado do Paraná, presidente do BRDE, advogado e produtor rural.