A Associação Comercial e Empresarial de Maringá (ACIM), por meio do Depea, realizou uma pesquisa nos dias 26 e 27 de dezembro com cem comerciantes associados à ACIM para avaliar as vendas natalinas no comércio da cidade.
O levantamento mostrou que dois terços (66%) dos comerciantes maringaenses avaliaram as vendas de Natal como positivas. Entre os lojistas, 19% afirmaram que as vendas foram excelentes e 47% a consideraram boas. Em contrapartida, 9% avaliaram o faturamento como regular, 22% como ruim e 3% declararam como péssimo.
Em relação ao ano passado, 44% dos entrevistados disseram que venderam mais, enquanto 37% venderam menos e 19% registraram o mesmo faturamento. Os dias 23 e 24 de dezembro foram registrados como o momento mais lucrativo para o comércio no período natalino.
O valor gasto pelos clientes na maior parte das vendas (67%) totalizaram até R$ 200. As formas mais utilizadas de pagamento foram os cartões de crédito e débito, que somaram 76% das compras realizadas nesse período.