30.12.2014 |
Aos produtores rurais |
Um estudo produzido pela Embrapa este ano revelou que entre 1070 e 2013, a produção brasileira de grãos teve uma expansão de quase oito vezes, resultante dos ganhos contínuos de produtividade, devido à incorporação de novas tecnologias ao processo produtivo. Os produtores se beneficiaram. Os consumidores, também. Em 2013, cada trabalhador gastou com a cesta básica cerca de metade do valor, em preços reais, que gastava em meados dos anos 1970. Na última década a cadeira de valor agropecuária ( insumos, agropecuária, agroindústria e distribuição) respondeu, em média, por cerca de 24% do PIB do país. Portanto, é esse o presente de Nação recebe há anos dos produtores rurais na época de Natal e do ano novo.
O Valor Bruto da Produção nacional alcançou até outubro último R$ 461 bilhões e não é necessário repetir que não fosse a produção agropecuária o depauperado PIB seria negativo.
Para construir esse cenário descrito pela Embrapa, que mudou o Paraná e está ajudando a mudar o Brasil, estão as 520 mil propriedades rurais deste Estado. Nossa gente tem a percepção de que a agropecuária é dinâmica e competitiva. Para o país continuar a ser um dos maiores produtores mundiais de alimentos, fibras e energia renovável é preciso avançar com o que a ciência e a tecnologia oferecem.
Assim, a FAEP incentivou neste ano e continuará incentivando, por exemplo, os sistemas de produção baseado na integração lavoura-pecuária ou a integração lavoura-pecuária-floresta, que demandam aprimoramentos particularmente na gestão. O mesmo com a agricultura de precisão (AP), onde é intensa a presença de tecnologias da informação e comunicação.
Obtivemos a lei de regularização ambiental das propriedades rurais, que soluciona uma série de pendências decorrentes do novo Código Florestal Federal. Nossas Comissões foram atuantes nas propostas e soluções para os problemas que atingiram neste ano produtores de proteína animal e vegetal.
Através da ESALQ/USP fizemos um verdadeiro Raio X da infraestrutura e logística paranaense, desde a porteira da propriedade até o cais do Porto de Paranaguá. Nosso Relatório de Gestão terá um resumo das principais atividades no triênio 2012/2014.
Temos muito trabalho pela frente e o próximo ano prenuncia sérios problemas políticos e econômicos. São resultado do escândalo da Petrobras que pode se alastrar, e pela absoluta deterioração das contas públicas pela má gestão de seus responsáveis. São, todavia, nos períodos de crise que afloram a criatividade, o planejamento, a melhor organização na gestão de negócios.
Quero expressar em nome da diretoria da FAEP os sinceros agradecimentos aos nossos produtores e trabalhadores rurais, aos nossos sindicatos e aos nossos colaboradores.
Boas Festas!
Ágide Meneguette
Presidente do Sistema FAEP
Foto - Reprodução |
|
|