08.05.2015 |
Luz interna |
A todo instante somos convidados a ampliar os horizontes dos conhecimentos nobres como base do crescimento vertical, ao infinito das percepções psíquicas.
Jesus sentenciou “que brilhe a vossa luz” numa demonstração clara de que o homem necessita exteriorizar o brilho interior que o identifica como ser imortal e carecedor de maiores ganhos iluminativos.
Plenamente identificado com a recomendação Crística o nobre filósofo Goethe nos instantes finais da existência acenou por “mais luz” visando maior claridade em torno dos objetivos da vida e dilatação dos horizontes da imortalidade. Ansiava o poeta entender o infinito ainda limitado aos automatismos do fenômeno orgânico, para níveis intelecto-morais de maiores significados, afinal, já houvera por sinalizar que “A alma humana é como a água: ela vem do Céu e volta para o Céu, e depois retorna à Terra, num eterno ir e vir”.
Paira na mente humana e no seio da sociedade um grande abismo separando-os dos fins e propósitos existenciais sinalizados pelo Mestre da Vida de que ficaria conosco até os fins dos tempos.
Na visão espírita o “eterno ir e vir” proposto pelo insigne Dramaturgo Goethe encontra plena correspondência na regra basilar de evolução humana singularizada num constante nascer e renascer ainda, tal é a lei.
Dilatar a consciência individual para vivenciar a Consciência que se espraia no Cosmo constitui em apelo permanente a todas as mentes lúcidas, enfim, de romper com a escuridão que medeia o estágio atual de desenvolvimento do ser humano e a sua destinação de cidadão do Universo.
Quando se visa ascender na escala vertical da vida, a iluminação interior é de rigor e único meio de eliminar os atavismos iniciais do prazer sensualista e de exaltação do ego permitindo-se religar com o brilho divino que procede da Grande Luz.
Urge que o homem se resolva por romper com as sombras geradoras da ignorância e dos sofrimentos, encontrando A Verdade que o ilumine do interior para o exterior, sem a qual viverá a mingua de luz, mais luz!
Coluna da Associação de Divulgadores do Espiritismo de Maringá – ADEMA. E-mail maringaespirita@gmail.com
(*) Francisco José de Souza é Promotor de Justiça
Foto - Reprodução |
|
|