18.11.2009 |
Sol Espiritual |
A estrela guia do nosso sistema planetário, entre outros benefícios, responde pela luz, calor e energias que banham a Terra, sem as quais a vida periclitaria e, nada seria igual...
No aspecto espiritual, Jesus é o sol de primeira grandeza que irisa e abastece as almas neste sublime santuário celestial.
Tal qual a boa semente que necessita da luz para germinar e crescer, o homem necessita dos raios espirituais para florescer as qualidades deístas que constituem a sua essência.
Quando o Mestre da Vida proclamou vos sóis deuses, sinalizou para a fagulha do bem que jaz adormecida, necessitando das condições propiciais para a pronta germinação.
Assim, todo homem carrega no mundo interior os germes da divindade, o anjo adormecido, cujo despertar carece do contributo do sol espiritual, como agente imprescindível para se desvelar ao mundo exterior.
A grande dificuldade do ser humano, enquanto estagia como criança espiritual, é aprender a absorver os raios sutis da divindade, permitindo-se abastecer-se condignamente, evitando empanturrar-se das guloseimas dos interesses mesquinhos e de nenhum valor.
Vivendo em nível de consciência de sono, com total indiferença para a realidade da vida, o homem acumula lixo mental que sufoca a vigência do amor e, inibe a florescência dos sentimentos relevantes e bons.
A propósito, a espiritualidade amiga, vem ao longo dos tempos comportando-se a maneira de nutricionistas espirituais, confeccionando a tabela de educação alimentar das boas virtudes, da mansidão, da humildade, do amor,..., como meios eficazes de prevenção das doenças soezes que se abatem sobre as almas invigilantes, acometidas das viciações pecaminosas de todos os matizes.
Nada obstante, a vida sendo patrimônio divino, está fadada a glória estelar, portanto, o homem iluminado pelas blandícias do amor, resultará factível romper com as baixadas sombrias e escuras dos comportamentos insanos, ornados pelas paixões doentias, para espelhar os raios fulgentes da caridade que cobre a multidão de pecados...
Na expressão cristã que brilhe a vossa luz, encerra a necessidade de viver para o esplendor do bem, cuja luz se abastece das emanações permanentes da Suprema Fonte Luminífera da Vida.
Francisco José de Souza é Promotor de Justiça
Coluna da Associação de Divulgadores do Espiritismo de Maringá – ADEMA. Acesse o site www.ademaespirita.org.br e conheça mais sobre o Espiritismo.
|
|
|