07.04.2011 |
A força das micro e pequenas empresas |
Pela primeira vez o Brasil vai ter um Ministério voltado para as micro e pequenas empresas. O anúncio foi feito pela presidente da República, Dilma Rousseff, no mês de fevereiro. A medida é acertada e é um reconhecimento aos maiores empregadores brasileiros. Apenas no ano passado, os micro e pequenos negócios foram responsáveis pela geração de 72% dos 2,5 milhões de empregos criados no Brasil e respondem por 20% do Produto Interno Bruto Brasileiro (PIB).
Mas ainda há muito por fazer. Há um projeto de Lei Complementar (591/10), que altera a Lei Geral para as Micro e Pequenas Empresas e amplia o teto de receita bruta anual das empresas que integram o Simples Nacional. Pelo projeto, o teto será ampliado de R$ 2,4 milhões para R$ 3,6 milhões, o que pode aumentar em 500 mil o número de empresas que estão no Simples, segundo o Sebrae. Hoje são 4,7 milhões de empresas que pagam menos impostos e têm outras vantagens graças ao Simples Nacional.
Também é necessário regulamentar a Lei Geral em centenas de municípios. De acordo com o Sebrae, a lei foi regulamentada em 2.783 dos 5,565 municípios brasileiros, que concentram cerca de 69% da população. Aliás, a regulamentação é uma das propostas da nova diretoria da Faciap, que foi empossada em fevereiro e tem três diretores da ACIM como membros.
A ACIM também tem o objetivo de fomentar os micro e pequenos negócios. Estamos lançando o Compre ACIM, um shopping virtual que possibilita que as empresas comercializem diversos produtos para consumidores de qualquer localidade do Brasil. O shopping virtual é exclusivo para associados.
Nós da Associação Comercial, estamos atentos às mudanças de perfil do consumidor e, por isso, decidimos investir em uma ferramenta voltada para quem faz compras pela internet. Apenas em 2010 foram comercializados cerca de R$ 13,6 bilhões pela internet, no Brasil. Isso sem contar a venda de passagens aéreas, automóveis e leilões on line. O novo produto da ACIM é uma oportunidade para ingressar neste mercado virtual e as empresas poderão até ter página na internet. É uma oportunidade principalmente para os micro e pequenos empresários comercializarem seus produtos pela rede mundial de computadores.
* Adilson Emir Santos, é presidente da Associação Comercial e Empresarial de Maringá (ACIM).
Foto: Reprodução |
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