29.07.2011 |
Parto Moral |
O parto é o mecanismo divino que faculta o surgir da vida para o mundo objetivo.
Apesar da reencarnação se completar com o nascimento biológico, a vida moral enseja um segundo parto, quando a criatura se identifica com os objetivos e razões da sua existência.
É o renascer em vida que normalmente se consolida com a adolescência.
Toda pessoa tende a defrontar esse renascer. Representa o passo decisivo para ruptura e dilaceração das couraças dos apegos, das vitórias exteriores, do poder que dá o brilho social e que propicia a real identidade de ser imortal.
Nesta simetria, o nascimento moral é o momento auspicioso, marcado pelo amadurecimento psicológico, ocasião em que o homem se reinventa, engendrando novas idéias, meios e formas para ser novo, para estar novo, com a consciência desperta, auto-superando as camadas sombrias das paixões vis, para viver plenamente harmonizado com a vida, à natureza, Deus...
Quando o homem alcança o equilíbrio entre o ego dominador e a sua realidade de ser imortal, os apegos a família, amigos, títulos, haveres, demarca o apogeu do parto difícil, com os tormentos da porta larga ou que surge a maneira de um parto feliz, quando os sofrimentos para vencer os atrativos do mundo tem o sentido racional e lógico, rico de criatividade, com a mente equilibrada, tranqüila que propicia a saúde psicológica.
Em quaisquer circunstâncias, atento que o progresso moral é inevitável, cada momento existencial é um convite para ascensão, com sacrifício, já que toda libertação resulta de esforços para romper as algemas psicológicas com o passado indébito.
Com o renascer moral, automaticamente surge o respeito à vida, e o reto discernimento das regras basilares de não fazer a outrem o que não deseja que o mesmo lhe faça.
Inserido num constante reinventar-se, sucede a metamorfose que se opera com a retentiva atávica envolto nas aflições, vinculado a pessoas e circunstâncias que lhe tisnava a identidade, facultando-lhe o renascer do homem novo, plenamente identificado com a Consciência Cósmica.
Coluna da Associação de Divulgadores do Espiritismo de Maringá – ADEMA. Acesse o site WWW.ademaespirta.org.br e conheça mais sobre o espiritismo.
(*) Francisco José de Souza é Promotor de Justiça
Foto: Reprodução |
|
|