28.11.2008 |
Vigas de viaduto serão içadas na próxima semana |
Está previsto para a semana que vem o içamento das vigas de sustentação do quarto viaduto previsto para ser construído sobre os trilhos da linha férrea, no trajeto de 1.860 metros em que a ferrovia está sendo rebaixada entre as avenidas Pedro Taques e Tuiuti.
Desta vez o viaduto tem suas bases construídas na Avenida Rebouças, que começa na Avenida Tuiuti e atualmente é interrompida pelo talude e trilhos da ferrovia que corta a cidade no sentido leste-oeste.
Conforme cronograma da Urbamar, as obras dos quatro viadutos do trajeto serão concluídas ainda neste ano.
O primeiro a ser construído foi o da Avenida Tuiuti, inaugurado em janeiro deste ano. Em seguida a ligação direta do tráfego rodoviário entre as avenidas Colombo e Mauá foi reforçada com a construção do viaduto na Avenida Monlevade, já em fase de conclusão. No final de outubro foram iniciadas as obras do terceiro viaduto, que estenderá a Avenida Gaspar Ricardo até a Avenida Mauá.
Nascidos de projetos semelhantes, os quatro são sustentados por 12 longarinas protendidas que medem 20,40 metros de extensão pesam 25 toneladas cada uma.
As obras são executadas pela empresa de engenharia CR Almeida S/A – vencedora da licitação para a execução do projeto; Vega Engenharia e Consultoria Ltda. – responsável pela fiscalização – e pela empresa Urbanização Maringá S/A (URBAMAR), que administra o desenvolvimento dos trabalhos.
Via Expressa
Os dois muros laterais do talude resultante do rebaixamento dos trilhos da ferrovia farão o suporte das pistas marginais Norte e Sul do prolongamento da Avenida Horácio Raccanello Filho, que passará a integrar a futura Supervia Leste-Oeste.
A pista do lado norte da Via Expressa está com os trabalhos de asfaltamento e drenagem em fase de conclusão no primeiro trecho, com percurso entre o cruzamento da Avenida Pedro Taques até o viaduto da Avenida Monlevade.
Na pista Sul seguem os trabalhos de compactação do aterro e de conclusão do muro de contenção que, a exemplo do muro construído do lado norte da via férrea, é feito de blocos de concreto intertravados.
No setor oeste da supervia – a partir do cruzamento das avenidas Horácio Raccanello Filho e Paraná – têm sequência a escavação para rebaixamento dos trilhos da via férrea no trajeto de 1.100 metros, paralelo à Avenida Guaíra, entre as avenidas Paraná e 19 de Dezembro.
Nesse trecho a transposição da via férrea será feita por meio de outros três viadutos que serão construídos: um no cruzamento da ferrovia com a Rua Padre Vieira, outro no cruzamento com a Avenida 19 de Dezembro e o terceiro, mais adiante, na Rua Arlindo Planas.
Carlos Pedroso/ACP
Foto: André Renato/PMM
|
|