16.07.2016 |
Saúde divulga boletim da Gripe A |
a Secretaria de Saúde divulgou mais um boletim epidemiológico da Influenza A, também conhecida como H1N1. Desde o início dos surtos da Cidade foram 612 notificações, 107 casos confirmados (quatro a mais do que a semana passada) e seis óbitos. O número referente às notificações é de pacientes internados com suspeita e quadro clínico de H1N1.
O H1N1 é um vírus que pode causar gripe. Crianças, idosos, gestantes e pessoas com doenças crônicas ou imunodeficiências são mais vulneráveis. Após os sintomas, o tratamento deve iniciar em 48 horas, com orientação médica. Além da vacinação, é importante lavar as mãos e evitar locais com aglomeração de pessoas.
Indivíduos que apresentem sintomas de gripe devem: evitar sair de casa em período de transmissão da doença (até 7 dias após o início dos sintomas); restringir ambiente de trabalho para evitar disseminação; evitar aglomerações e ambientes fechados, procurando manter os ambientes ventilados; e adotar hábitos saudáveis, como alimentação balanceada e ingestão de líquidos.
O serviço de saúde deve ser procurado imediatamente caso apresente algum desses sintomas: dificuldade para respirar, lábios com coloração azulada ou roxeada, dor ou pressão abdominal ou no peito, tontura ou vertigem, vomito persistente, convulsão.
Danyani Camin
Foto - Reprodução |
|