14.12.2016 |
EJA forma nova turma |
Na segunda-feira, no Teatro Calil Haddad, a Secretaria de Educação promoveu uma festa de formatura para 62 alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), incluindo José de Souza Pires, de 91 anos.
A solenidade reuniu familiares e amigos dos formandos da primeira fase da EJA – etapa responsável pela alfabetização dos alunos. A formatura contou com a apresentação do Coral da Copel, que interpretou canções de Natal.
“Estou muito emocionado com essa conquista. Não foi fácil com essa idade me dedicar para mais uma vez aprender algo novo. Mas a vida é assim, feita de aprendizados, e pretendo continuar aprendendo. Obrigado aos professores e alunos que estiveram comigo nesse período, ensinando a ler, escrever e compartilhando experiências”, afirmou Pires.
A gerente da EJA, Ana Paula Pires, parabenizou todos os formandos pela dedicação e afirmou que a Secretaria de Educação tem muito orgulho do empenho deles. “Estamos mais uma vez aqui com os alunos concluindo esta etapa, que representa um recomeço. Ouvir os depoimentos das pessoas que tiveram oportunidade de estudar depois de adultos é muito gratificante. Uma senhora nos contou nesta noite que agora sim se sente gente. Poder dar dignidade a essas pessoas é muito gratificante”.
Para a diretora de Ensino, Sueli Locatelli, concluir esta etapa foi muito difícil, mas mostrou que todos são capazes. “Parabéns por voltarem a estudar, pela coragem e dedicação. Espero que este início seja um incentivo para que vocês continuem nessa caminhada”.
A aluna Elenide Clementina dos Santos falou em nome da turma. “Queremos agradecer a todos que nos ajudaram a concluir esta etapa. Muito obrigada pela bondade e pelo respeito. Temos certeza de que nada poderá vencer a nossa fé, coragem e determinação para transformar o caminho em busca dos nossos ideais. Deus abençoe todos vocês”.
EJA
A Educação de Jovens e Adultos é uma modalidade de ensino que oferece alfabetização para maringaenses com idade acima de 15 anos, atendendo em grande parte, alunos que trabalham ou têm mais de 60 anos.
A formação é dos anos iniciais do Ensino Fundamental e as aulas são realizadas em todos os períodos.
A Prefeitura oferece material didático específico, uniforme completo, merenda, além de passe de ônibus, acesso à inclusão digital e participação na agenda cultural do município.
Danyani Camin
Foto - Reprodução |
|