31.03.2017 |
Baianinho recebe título de Cidadão Benemérito |
O engraxate José Xavier, mais conhecido como “Baianinho”, recebe nesta manhã o título de Cidadão Benemérito de Maringá, da Câmara de Vereadores. Proposto por Carlos Mariucci (PT), o evento se inicia às 11h30 na Casa do Criador do Parque de Exposições Francisco Feio Ribeiro, durante sessão solene.
Nascido em Jacobina, na Bahia, Baianinho chegou à Cidade Canção ainda criança e desde então se tornou figura emblemática no Centro de Maringá.
Nascido em 14 de março de 1952, Baianinho não chegou a conhecer os pais, porém, criado um tio, o pedreiro Amélio Xavier, veio para o Paraná em um caminhão “pau de arara”. Tendo que dormir na rua por um bom tempo e ainda com pouca idade, encontrou na profissão atual a possibilidade de se sustentar, principalmente após o retorno de Amélio ao nordeste.
De acordo com Mariucci, a justificativa para o título se deve a história do engraxate e pela popularidade alcançada a partir do trabalho no Maringá Velho, de início, e depois no cruzamento da Avenida Getúlio Vargas com a Rua Santos Dumont. Somado, Baianinho trabalha em Maringá há aproximadamente 50 anos de for ininterrupta.
Instalado na Cidade, constituiu família, criou e possibilitou estudo aos sete filhos.
“Desde o primeiro prefeito, os primeiros políticos da época, juízes, promotores, entre outros, ele prestava os serviços, fazendo assim com que ele interagisse diretamente com todas as esferas de poder nas últimas décadas. Além disso, é uma pessoa muito simples e honesta e que ajudou a construir Maringá. Por uma questão natural, a gente acaba homenageando figuras com grande poder aquisitivo. Acredito que o Baianinho ajudou a Cidade, mesmo que muitas pessoas nem percebessem. É uma forma de homenagear a todos os trabalhadores e trabalhadoras que construíram a cidade, principalmente de forma indireta”, afirma o vereador.
Matheus Gomes
Foto - CMM |
|