14.10.2017 |
Salários do comércio serão reajustados em 6,2% |
O Sindicato dos Lojistas do Comércio Varejista de Maringá e Região (Sivamar) e o Sindicato dos Empregados no Comércio de Maringá (Sincomar) anunciaram nessa sexta-feira (13) o acordo referente a Convenção Coletiva de Trabalho para os anos 2017, 2018 e 2019.
Com presença dos presidentes das duas entidades, Ali Wardani e Leocides Fornazza, respectivamente, foi convencionado que os salários dos trabalhadores do comércio serão reajustados em 6,2%.
De acordo com o documento assinado, o piso salarial para trabalhadores sem experiência comprovada e que esteja ingressando no mercado ficará em R$ 1.182,00, nos primeiros 120 dias de contrato. Após os primeiros quatro meses, sobe para R$ 1.322,00 e R$ 1.378,00, como garantia de comissionistas. Por fim, para a profissão de açougueiro, o piso fica fixado em R$ 1.599,00.
Além do reajuste, a convenção tratou dos horários especiais de funcionamento do comércio. Aos sábados o período laboral não sofreu alterações, sendo facultativo para que as lojas possam abrir até às 18h nos quatro sábados do mês, mediante rodízio de funcionários nas datas. Como parte do “Natal Encantado” de Maringá, o comércio começa a funcionar em horário diferenciado a partir do dia 4 de dezembro. Nos dias 4, 5, 6, 7, 8, 11, 12, 13 e 14 as lojas podem ficar abertas até às 20 horas. 15, 18, 19, 20, 21 e 22, pela proximidade com uma das datas mais importantes do ano, o trabalho estará autorizado até às 22h. Nos quatro sábados o comércio fica aberto até às 18h. No domingo dia 24, véspera de Natal, lojas ficam abertas das 10h às 16h. Já no dia 26 não haverá expediente.
Os sindicatos alertam os trabalhadores a respeito da Reforma Trabalhista, que entrará em vigor em todo o Brasil a partir do dia 11 de novembro. A partir do novo modelo de trabalho, as rescisões de contrato não vão mais precisar ser homologadas nos respectivos sindicatos, sendo possível ser assinadas e quitadas por meio de relação entre o próprio funcionário e a empresa.
Matheus Gomes com assessoria
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