17.05.2019 |
Estudo deve apontar soluções para o transporte público |
O município de Maringá vai ganhar um estudo de graça para melhorar o sistema de transporte coletivo. Segundo o secretário de Mobilidade Urbana, Gilberto Purpur, a empresa responsável pelo levantamento vai dizer o que deve ser implantado na Cidade como solução de problemas, seja remodelação de linhas, alteração de horários ou adotar novos sistemas.
O estudo abordará linhas, itinerários e horários dos ônibus; além de avaliar avenidas e ruas utilizadas pelos ônibus. A intenção é que o cidadão tenha viagem eficiente, rápida e, ao mesmo tempo, a administração tenha economia com o transporte. Uma possibilidade é o sistema “troncal”.
O “troncal” transforma itinerários em linhas principais diretas, com intervalos menores e alimentadoras que trazem pessoas dos bairros para essas linhas. O sistema já é aplicado em grandes cidades como Rio de Janeiro e Belo horizonte. Lugares onde existe uma Estação de Integração operando as linhas alimentadoras e troncais. Os usuários com destino ao Centro, por exemplo, são atendidos por linha troncal com operação direta, proporcionando redução no tempo da viagem, e linhas troncais paradoras com atendimento aos corredores.
A finalização para esse estudo não tem data certa, mas a implantação deverá acontecer conforme as necessidades apontadas para melhorias. Tudo isso dependendo de recursos e projetos. Tudo isso é acompanhado de perto pela empresa Transporte Coletivo Cidade Canção (TCCC) que já está mapeaando a Cidade para extrair um novo modelo de transporte coletivo a ser aplicado. A intenção é avançar com a ajuda do poder público colaborando, inclusive, financeiramente.
“O transporte público sofre nos últimos anos com a queda de passageiros, não só em Maringá, mas no mundo todo. A facilidade em ter o carro próprio aumentou e também não existe uma política para priorizar esse tipo de prática. Estamos sempre pensando no melhor para Maringá, implantando ônibus elétricos, os BRTs que já circulam em algumas linhas; enfim, sempre priorizando qualidade para os usuários,”, disse Roberto Jacomelli, administrador da TCCC.
Victor Cardoso
Foto - Reprodução |
|