01.07.2014 |
Semáforos ficarão com sistema de alerta durante madrugada |
A Secretaria de Trânsito e Segurança (Setrans) irá manter semáforos de vários cruzamentos de Maringá com o sistema de alerta acionado, o chamado amarelo piscante.
Isso acontecerá para dar segurança para quem trafega durante a noite e madrugada, entre 23 horas de um dia e seis horas do dia seguinte a partir da próxima semana.
Os técnicos já avaliaram quais cruzamentos oferecem condições de segurança para este tipo de funcionamento, segundo o secretário Ideval de Oliveira, autor da iniciativa.
\\\"Há muitos pontos que, por conta do fluxo baixo, neste horário não há a necessidade de se manter o semáforo acionado. Se ficam em funcionamento normal, apenas oferecem risco de assalto para quem está parado, de carro ou moto\\\", explicou ele.
Oliveira informou também que com o amarelo piscante acionado não há riscos de multas aos condutores. As autuações por avanço de sinal são aplicadas apenas quando o motorista avança o sinal vermelho.
Porém, quando a mudança entrar em vigor, o motorista deve ter cautela, reduzir a velocidade e ter atenção ao passar pelos cruzamentos.
AÇÕES
A Secretaria de Trânsito e Segurança (Setrans) desenvolveu ontem a operação “Adote um Bairro”. A ação consiste em levar todos os dias a um bairro diferente o Posto de Atendimento Móvel da Setrans e uma equipe da Guarda Municipal, garantindo a segurança dos moradores e atendimentos ofertados mais perto das residências.
No Posto de Atendimento Móvel o interessado pode tirar dúvidas sobre a legislação de trânsito; fazer solicitação (online) junto a Ouvidoria do Município (156) sobre situações referentes ao trânsito; solicitar o cartão para uso das vagas especiais (idoso / deficiente físico); consultar Carteira Nacional de Habilitação / veículo, entre outros.
Além dessa iniciativa nos bairros, a Setrans promove também a operação “Área Central Segura”, realizada pela Guarda Municipal todos os dias com o objetivo de manter o patrulhamento contínuo no Centro de Maringá no período da noite, das 19 às 24 horas.
Uma vez por semana a secretaria realiza o “Fecha Administrativo”, ação em que a equipe que faz trabalhos internos sai para as ruas em operações especificas.
“Essa é a melhor maneira de estreitar o relacionamento com a população, ouvindo as reivindicações e prestando atendimento bem próximo às residências”, disse o secretário.
Victor Cardoso
Foto - Reprodução |
|
|