19.07.2017 |
Prefeitura intensifica ações contra o frio |
Em razão das baixas temperaturas registradas em Maringá durante esta semana, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Sasc), intensificou as abordagens de pessoas em situação de rua
Somente entre o final da noite de segunda-feira (17) e a madrugada de ontem (18) aproximadamente 50 pessoas receberam algum tipo de atendimento. Entidades como o Centro de Referência Especializado para Pessoas em Situação de Rua (Centro POP) e o Albergue Santa Luíza de Marillac aumentaram o número de acolhimentos.
Através do Serviço de Abordagem Social, com atendimento 24 horas por meio de ligação telefônica, qualquer pessoa que identificar alguém em situação de rua poderá entrar em contato e solicitar o acolhimento. Sob a presença da equipe da Sasc, o morador em condições de vulnerabilidade poderá ser encaminhado a alguma das entidades municipais, caso aceite ir voluntariamente.
Nas situações onde o encaminhamento é negado, independente do motivo, roupas e cobertores são distribuídos como forma de amenizar os efeitos das baixas temperaturas.
Segundo o Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar), a temperatura média durante as madrugadas nesta semana gira em torno de 5ºC. Pelo fato do frio intenso em Maringá, a Prefeitura disponibiliza equipes extras para o atendimento mais rápido, com maior cobertura e por tempo estendido. Através do Serviço de Abordagem, por meio do telefone (44) 99103-5661, a qualquer hora do dia, agentes da Sasc se dirigem até o ponto em que o solicitante informou a presença de alguém ou um grupo de pessoas em situação de rua. O serviço facilita a população que quer ajudar, porém, não possui conhecimento sobre qual a melhor forma de realizar a abordagem, bem como sobre proceder em situações onde há necessidade de encaminhamento para abrigos e casas de passagem.
O serviço é realizado durante todo o inverno, porém, nos dias em que a temperatura média fica em torno dos 10ºC as ações são intensificadas a partir das 18 horas com o aumento do número de equipes especializadas que além de receber os chamados da população, realizam rondas em pontos estratégicos de Maringá. A partir das 2h as rondas são finalizadas, entretanto, agentes permanecem de plantão pelo celular até o final da madrugada. Juntamente da Assistência Social e Cidadania, membros da Defesa Civil, Guarda Municipal e Corpo de Bombeiros colaboram na promoção da iniciativa.
De acordo com o secretário da Sasc, Ederlei Alkamin, em apoio ao papel fundamental exercido pela pasta no combate ao frio por parte da população em situação de rua, a população realizou dezenas de ligações desde a segunda-feira. “Além das três equipes que realizam rondas, e a de plantão durante a madrugada, foram atendidas várias ligações pelo telefone com indicações de pessoas em situação de vulnerabilidade em ruas e avenidas de Maringá. Somente no primeiro dia da semana aproximadamente 50 abordagens foram feitas, 60 cobertores distribuídos e 26 encaminhamentos para o Centro POP. O encaminhamento só é feito se esta pessoa aceitar o acolhimento. Algumas pessoas não aceitam ser encaminhadas em razão das regras existentes nos abrigos municipais”.
Ainda segundo Alkamin, foi aberta nesta semana uma ala especial para abrigo emergencial no Albergue Santa Luíza de Marillac. Neste novo local, foram acrescidas novas 30 vagas para que as pessoas passem as noites aquecidas e com amparo de profissionais. Com isso, o espaço dispõe atualmente de quase 100 vagas para o enfrentamento do frio em condições adequadas. Tanto o Centro POP, como o Albergue oferecem serviços além do acolhimento, em especial no inverno.
CENTRO POP
O Centro de Referência voltado para situações de média complexidade oferece a dezenas de pessoas todos os dias diversas atividades com o objetivo de auxiliar na rotina de quem utiliza as ruas como local, provisório ou permanente, de sobrevivência ou moradia. Através da disponibilização de serviços de higiene pessoal, alimentação, interação social, lazer, entre outros que promovem o fortalecimento de vínculos interpessoais, o espaço atende adultos por procura voluntária ou via encaminhamento da Secretaria de Assistência Social.
Logo após o acolhimento de emergência, a população é cadastrada para que ao longo da semana receba atendimento aprofundado com a equipe de psicologia e assistência social.
De acordo com a necessidade, há atendimentos especializados com familiares, serviços intersetorial e socioassistencial e comunidades terapêuticas. O Centro POP fica localizado na Rua Fernão Dias, número 840. Mais informações podem ser obtidas pelo (44) 3901-2203.
ALBERGUE SANTA LUÍZA DE MARILLAC
Fundado em 1959, o albergue oferece abrigo passageiro para 62 pessoas por dia, e possui outras 30 vagas abertas neste período de forma emergencial. O local funciona como uma forma de evitar que a população em situação de rua enfrente as temperaturas baixas ao permanecer durante a madrugada nas calçadas e embaixo de marquises. O albergue oferece uma refeição no período da manhã para os abrigados. Entre as 17h e 19h há a disponibilidade de banho e recebimento de kit de higiene pessoal.
Pelo fato do atendimento ter sido ampliado em razão da maior demanda neste período, a direção do Santa Luíza de Marillac iniciou campanha de arrecadação de pó de café e leite. Em junho mais de 2,2 mil cafés da manhã foram distribuídos e a expectativa é de que neste mês a quantia seja ainda maior. Com este fato, a direção pede para que a população realize a doação dos itens, em qualquer horário, para que o serviço não enfrente problemas de escassez nos próximos dias. Doações de toalhas de banho também são solicitadas. O albergue fica localizado na Rua Fernão Dias, número 840. Mais informações podem ser obtidas por meio do (44) 4001-1400 ou 3224-1673.
PROVOPAR
O Programa do Voluntariado Paranaense (Provopar) realiza a Campanha do Agasalho 2017 até o dia 31 deste mês. Com início em maio, a entidade dispõe de 58 pontos de arrecadação de roupas de frio, calçados e cobertores em toda a Cidade, como no Tiro de Guerra, shoppings, Mercadão Municipal, Associação Comercial e Empresarial de Maringá (ACIM), Associação dos Funcionários Municipais de Maringá (AFMM), entre outras localidades. Os itens adquiridos são constantemente encaminhados para entidades assistenciais que promovem o repasse para a população que precisa de auxílio. Na tarde de ontem, os Correios de Maringá realizaram a doação de aproximadamente 600 quilos de roupas e 60 cobertores novos para a campanha. As 11 unidades da Cidade participaram da iniciativa.
Matheus Gomes
Foto - Cary Bertazzoni |
|