10.09.2019 |
Obras do Contorno Sul são retomadas |
Na manhã de ontem, as obras de recuperação do Contorno Sul de Maringá foram retomadas conforme a confirmação feita, na última sexta-feira, pelo secretário de Infraestrutura e Logística do governo do Estado, Sandro Alex.
A obra foi interrompida para ajustes nos projetos por solicitação do Departamento de Estradas de Rodagem (DER).
Neste primeiro momento as máquinas estão concentradas em trechos com buracos e rachaduras. Serão executados trechos de 100 a 150 metros por dia, todos devidamente sinalizados para evitar acidentes na via. Os operários trabalham próximo ao Jardim Bertioga.
Os serviços foram suspensos duas vezes; porém, o termo aditivo ao contrato, assinado no dia nove de maio, estendeu o prazo de conclusão da obra para dois de junho de 2020. Ao todo são 12 quilômetros de rodovia cheios de buracos e muito desnível. O prefeito Ulisses Maia disse acreditar que agora os trabalhos serão finalizados já que existe essa cobrança maior por parte do DER.
Segundo ele poderá ter um aditivo para compensar as perdas com reajuste do preço dos insumos.
A reavaliação solicitada pelo órgão considerava diversos aspectos, como volume de veículos que trafegam diariamente pelo contorno, ensaio de resistência de materiais e detalhamento dos reparos (superficiais e profundos). A Prefeitura de Maringá cumpriu todas as exigências e estava no aguardo de manifestação do DER, órgão subordinado à Secretaria e Infraestrutura e Logística.
O município, por meio da Secretaria de Obras, Secretaria de Serviços Públicos e Secretaria de Planejamento, acompanhou o desenrolar do processo para retomar as obras, considerada pela administração prioritária no contexto dos investimentos em mobilidade urbana e segurança viária. O investimento na obra é de R$ 12 milhões.
“Sempre lembrando que essa medida vai nos atender pelos próximos dois ou três anos, não temos muito a dimensão do tempo, mas isso porque a solução definitiva do contorno tem que vir com uma obra completa, que prevê infraestrutura de galerias, de drenagem, que o Contorno Sul não tem. Então nós estamos desenvolvendo este projeto e assim que ele estiver pronto nós vamos buscar os recursos. Nós temos uma sinalização positiva do governador do estado para que a gente faça a solução definitiva, que é a nova rodovia”, informou o Prefeito em entrevista na CBN Maringá.
Os aditivos serão para obras de recape, o valor é necessário porque o preço da massa asfáltica e do produto é cotado em petróleo e sempre que há reajustes estabelecidos pela Petrobras. O Estado vai repassar R$ 30 milhões para essas obras.
Victor Cardoso
Foto - PMM |
|
|