Maringá, 18 de Setembro de 2018
GLOBAL BENEFÍCIOS Black Bull Steak House
 
Untitled Document
20.09.2017
Campanha contra a dengue chega a terceira etapa
A Prefeitura de Maringá, através da Secretaria de Saúde, inicia nesta manhã a terceira e última etapa de vacinação contra a dengue, promovida em dezenas de cidades do Paraná a partir da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa).

Por volta das 9h30 desta quarta-feira, a equipe municipal participa do lançamento oficial na Unicesumar, na Praça do Conhecimento. Campanha finaliza série de imunizações contra a doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti para pessoas de 15 a 27 anos completos.

Com presença do prefeito Ulisses Maia (PDT), secretário municipal da pasta, Jair Biatto, do reitor da instituição, Wilson Matos e do chefe do Centro de Epidemiologia do Paraná, João Luís Crivellaro, a solenidade marca o início da campanha que seguirá até o dia 27 de outubro em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) da Cidade, além da Sala da Vacina. Em razão de ser a última etapa do processo, só estarão aptos a ser vacinados quem tiver de tomar a segunda ou a terceira dose. Quem não compareceu nas ações anteriores não poderá ser imunizado pela primeira vez.

Na primeira etapa em setembro de 2016, segundo a Prefeitura, mais de 34 mil doses foram aplicadas, número que corresponde a uma cobertura de 36% do público alvo. Seis meses mais tarde, 46 mil doses foram distribuídas, referente a metade do grupo contemplado pela campanha. Ações como o “Dia D”, barracas de vacinação em shoppings e festas universitárias culminaram no aumento da procura, entretanto, ainda abaixo do que era esperado pelas autoridades municipais. Situação parecida foi verificada em todo o Estado.

Em abril deste ano, o Governo do Paraná, através da Secretaria de Saúde, divulgou os dados referentes a segunda etapa de vacinação contra a dengue. Ao todo, a ação atingiu mais de 240 mil jovens durante os aproximadamente 40 dias de campanha em 30 cidades do Estado que juntos corresponderam a maioria absoluta dos casos da doença em 2016. Apesar da divulgação, de início, Maringá não alcançou 80% dos mais de 93 mil aptos a receber o medicamento. Procura abaixo do esperado fez com que não imunizados na primeira etapa recebessem a dose excepcionalmente após prorrogação do fim da campanha.

Em índice mínimo a ser alcançado, a Secretaria de Saúde aposta novamente na divulgação como forma de incentivar os jovens a tomarem a terceira dose. Apesar da importância das outras duas vacinações, há a orientação para que somente com a última etapa o indivíduo ficará totalmente imunizado. A segunda ou terceira medicação será aplicada mediante apresentação de documento pessoal e caderno de vacina, para verificar as datas. Caso a pessoa tenha se vacinado contra o HPV em um prazo inferior há 30 dias, há a recomendação para que a distância entre as datas seja superior a um mês, no mínimo. O Dia D para esta vacinação será feito no dia 21 de outubro, com plantão no sábado especial em todas as UBS de Maringá.

Matheus Gomes
Foto - Márcio Naka
 
18.09.2018
Combate às drogas
18.09.2018
Reunião busca soluções para o trânsito de Maringá
18.09.2018
Procon de Maringá resolve 95% das reclamações
18.09.2018
CNT/MDA: Bolsonaro lidera com 28,2%
18.09.2018
Mulher esfaqueia marido durante briga
17.09.2018
Ex-Spice Girl passa por exame pela guarda da filha
17.09.2018
Relembrando o Colégio Marista
17.09.2018
Campanha resgata autoestima de pessoas
17.09.2018
Receita e PF apreendem milhões dólares em aeroporto
17.09.2018
Motociclista morre em acidente na Cerro Azul
17.09.2018
DER-PR abre edital para construção de viaduto na Colombo
Nipo Brasileiro Contabilidade
Asia Sushi Beer
SINCONFEMAR
Della Pizza
B1
Centro Comercial Tiradentes
Paraná Banco
MAPA - Venda de Ônibus
Oliver Media
Garage Motors
OdontoAtual