Maringá, 21 de Julho de 2018
GLOBAL BENEFÍCIOS Black Bull Steak House
 
Untitled Document
23.09.2017
Dallagnol destaca vitórias no Meio Ambiente
Na última terça-feira (19) a Prefeitura de Maringá promoveu solenidade para empossar o presidente do Partido Verde (PV) municipal, Ederlei Alkamin, frente à Secretaria de Meio Ambiente e Bem-estar Animal (Sema), e da administradora Marta Kaiser, na Secretaria de Assistência Social e Cidadania (Sasc).

As modificações foram anunciadas pelo prefeito Ulisses Maia (PDT) após o então secretário da Sema, Jaime Dallagnol, sair da liderança da pasta. Na diretoria de Bem-Estar, Mariana Granjeia também não ocupa mais o cargo, substituída pelo servidor público Marco Antônio de Azevedo.

Em conversa com Dallagnol, o agora ex-secretário destaca medidas positivas ao longo dos oito meses na gestão, conquistas para a Cidade a partir da união entre Legislativo e Executivo e diversos colocados em prática entre fevereiro e setembro deste ano. Além das medidas que saíram do papel, diversas iniciativas em fase de elaboração e que devem ser implementadas nos próximos meses também são motivo de comemoração para o engenheiro agrônomo.

Animais
No dia 17 de janeiro, primeiro mês da nova administração municipal, Maia e o vice-prefeito, Edson Scabora, promoveram a apresentação de Jaime Dallagnol para os servidores da pasta. Com a tomada de posse e início dos trabalhos em fevereiro, a secretaria de Meio Ambiente passou por uma significativa mudança na antiga estruturação. De início, ainda como parte das propostas defendidas pelo prefeito, a direção de Bem-Estar Animal foi anexada à pasta. Desde então, com amplo apoio de Organizações Não-Governamentais (ONG’s) de defesa dos animais, o número de iniciativas em prol dos bichos, com donos ou de rua, aumentou em comparação ao mesmo período de 2016.

Sob maior responsabilidade de Mariana Granjeia, a direção de Bem-Estar ganhou uma sede própria, nas dependências do Parque do Ingá, uma viatura para acompanhamento de situações de maus tratos em toda a Cidade, entre outras situações. Considerada por Dallagnol como uma das grandes vitórias de Maringá neste ano, a Prefeitura pode promover, em parceria do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), mais de 2 mil castrações de cães e gatos. No ano passado, entre janeiro e dezembro, o número de procedimentos chegou a 258. Segundo o ex-secretário, provavelmente amanhã (25), uma nova licitação para castração de mais 3 mil animais até o final do ano será aberta pela administração.

Juntamente da implementação da diretoria, Jaime também destaca outros projetos menos visíveis à população, entretanto, considerados como pelo engenheiro como essenciais para o desenvolvimento do município. De início, a Sema chegou a aproximadamente 100 profissionais sem a necessidade de contratação de cargos comissionados, com exceção dos diretores e do próprio secretário, somente com o remanejamento dentro da própria Prefeitura.

A partir do aumento do número de pessoas capacitadas para os respectivos cargos e disposição de recursos, o trabalho pode ser feito de acordo com as possibilidades do cronograma.

Horto Florestal
Segundo Dallagnol, desde o dia 1º de fevereiro, foi procurado agrônomo Mauro Rosseto, integrante da Companhia Melhoramentos Norte do Paraná (CMNP), como forma de resolver o impasse entre a empresa e a Prefeitura. Fechado há 14 anos, a situação do Horto Florestal apresentou o maior avanço desde a decisão da justiça, em 2003, que orientou a proibição das atividades no local. Por meio da interferência do ex-secretário, reuniões entre os lados foram realizadas e, pela primeira vez desde o início da polêmica a possibilidade de reabertura do parque passou a ser vista como uma chance real de acontecer ainda neste ano.

“Conseguimos conversar com diversos diretores da Companhia, fomos a São Paulo conversar diretamente e explicar os nossos objetivos. Nos últimos dias, diretores vieram para Maringá com uma proposta de compra de um terreno deles, com cláusula de reversão. A administração e a própria CMNP estão avaliando o terreno e com o valor apurado será discutida a forma de pagamento. Com isto, o Horto deve vir para o município”, explica. Para o ex-secretário, apesar de não existir prazo concreto, as discussões estão em ritmo avançado e em breve a população maringaense terá, mais uma vez, acesso ao interior da área de preservação ambiental.

Plano de Resíduos
Uma das propostas defendidas durante a campanha por parte de Ulisses Maia se deu a questão da coleta de resíduos em Maringá. Para que o plano de municipalização do serviço fosse colocado em prática o município precisava da criação e implantação do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos. Além do Meio Ambiente, diversas pastas e entidades se mobilizaram em prol da iniciativa. Por conta da ausência do documento, a licitação para o aterro sanitário foi suspensa pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-PR), entretanto, não houve atraso para a reestatização da coleta.

“Nós fizemos o Plano, com diversas associações, como a de Engenheiros Agrônomos, o Condema (Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente), OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), Crea (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia), a igreja, a Universidade Estadual de Maringá (UEM), e entregamos ele pronto para o Ulisses, que envio à Câmara. No tempo certo ele foi aprovado. É uma grande conquista. Fui o presidente da comissão que culminou nesta aprovação do Plano de Resíduos Sólidos”. Desde o dia 1º de agosto a frota municipalizada e com servidores da Secretaria de Serviços Públicos (Semusp) realiza o recolhimento e destinação de centenas de toneladas de lixo orgânico e reciclável todos os dias e em todos os bairros de Maringá, no processo que promete economizar até R$ 15 milhões por ano, em comparação ao modelo gerido pela iniciativa privada.

Portão 2
Destacada por Dallagnol como uma iniciativa importante para os maringaenses, especialmente para os moradores da Vila Operária, a reabertura do Portão 2 do Parque do Ingá é tido como um exemplo pelo ex-secretário de como medidas simples, baratas e efetivas podem ser tomadas mediante vontade de transformar a Cidade. “Isso era uma demanda que tinha já fazia muito tempo. O pessoal da Vila Operária tinha que dar a volta lá na frente para poder entrar no Parque. Isso era um absurdo. Tivemos que fazer o conserto daquela passarela. Junto da Semusp, com o Vagner de Oliveira, consertamos, pintamos e aí foi feita a reinauguração do portão. Lá hoje passa aproximadamente 30% a mais de pessoas no Parque do Ingá por causa dessa medida”, afirma. Em levantamento feito pela Prefeitura após a abertura, em 10 dias foram registradas mais de 24 mil pessoas no local.

Aeradores
Desconhecida para quase a totalidade da população, a situação dos lagos do Parque do Ingá e do Parque Alfredo Nyffeler, conhecido popularmente como Buracão, não era das melhores nos últimos anos em virtude de problemas com a oxigenação da água. A partir de conversa com servidores, Dallagnol desenvolveu o projeto de instalação de aeradores contra a proliferação de algas e a morte de peixes. De forma emergencial, cinco bombas para aeração, cedidas pela Semusp, foram cedidas e colocadas no Parque do Ingá.

Em fase avançada e que terá continuidade pelo novo secretário da pasta, a proposta de adquirir aeradores e fontes luminosas para ambos os parques deverá ser colocada em prática até dezembro deste ano.

Meio Ambiente
Jaime salienta que além das iniciativas que saíram do papel em menos de oito meses, propostas elaboradas e que vão ser colocadas em prática até o final deste ano como a elaboração e revisão do Plano de Arborização de Maringá, a reforma da sede da Associação de Defesa e Educação Ambiental de Maringá (Adeam), reforma da área de lazer no Parque Borba Gato e a implantação do Parque das Aves e do Parque Linear na Campolina. Com confiança no futuro da Secretaria, Dallagnol afirma que o Condema, por decisão unânime dos membros, disponibilizam a partir de agora o uso do Fundo do Meio Ambiente para a Sema no valor de R$ 4,3 milhões, fator que viabiliza todos os projetos presentes no cronograma.

Por fim, Jaime Dallagnol considera a experiência deste ano como positiva, agradeceu a possibilidade de trabalhar novamente a favor de Maringá e cumprimenta os parceiros ao longo dos oito meses. “A todos os Engenheiros Agrônomos e os demais técnicos que conosco conviveram,participaram, colaboraram, podem ter a certeza que fiz o possível para bem representá-los, com lisura, decência e capacidade profissional. Agradecimento a todos os membros do Condema e em especial à Associação Maringaense de Engenheiros Agrônomos (Amea) que valoriza e luta pelos direitos dos seus profissionais. A todos os Secretários(as) Diretores(as) e demais Servidores, que junto conosco desfrutaram da alegria de poder ser instrumentos da Comunidade que espera do servidor o cumprimento de suas obrigações, a nossa gratidão. Ao Prefeito e Vice, sucesso. Mais uma vez, o agradecimento à toda equipe da Sema, em especial ao grande profissional Plínio, e outros que permaneceram, que juntos ajudaram a realizar o trabalho , digo que as lágrimas que juntos derramamos e as alegrias que compartilhamos,possam ficar no coração de cada um. Fizemos grande amigos. Espero poder cultivá-los”, finaliza.

Matheus Gomes
Foto - Cary Bertazzoni
 
20.07.2018
Jogos Universitários do Paraná
20.07.2018
UEM está entre as melhores universidades da América Latina
20.07.2018
Maringá perde potencial de investimento
20.07.2018
Princesa Mako do Japão visita Maringá
20.07.2018
Prévia da inflação oficial fica em 0,64% em julho
20.07.2018
Polícia Civil esclarece assassinato
19.07.2018
Médico e mãe são presos no Rio de Janeiro
19.07.2018
Guarda Municipal vai fiscalizar infrações ambientais
19.07.2018
Terminais e corredor de ônibus começam a operar
19.07.2018
São Paulo vence líder Flamengo
19.07.2018
Corinthians vence o Botafogo
19.07.2018
Casal é investigado por atear fogo em jovem
18.07.2018
Expo Imin 110
18.07.2018
Terrenos baldios devem ter número de identificação
18.07.2018
Corinthians volta precisando vencer
18.07.2018
Warner domina Comic Con 2018
18.07.2018
Polícia procura médico que causou morte de mulher
18.07.2018
Homem é executado a tiros em Sarandi
17.07.2018
Trump é criticado por oposição e aliados
17.07.2018
Força tarefa orienta ambulantes em Maringá
17.07.2018
Homem leva tiros de sua própria arma
17.07.2018
Terminais e corredor de ônibus começam a operar na Avenida Kakogawa
17.07.2018
Trucando na vida
16.07.2018
Comediante posta foto e polemiza
16.07.2018
França vence a Copa do Mundo
16.07.2018
Modric é eleito o craque da Copa
16.07.2018
Maringá realiza campanha ‘Coração Azul’ contra o tráfico de pessoas
15.07.2018
Mbappé e Modric buscam glória na final
15.07.2018
GM apreende carro recordista em multas
14.07.2018
90% dos moradores de rua são de outras cidades
14.07.2018
Saúde atende mais de 1,2 mil gestantes em Maringá
14.07.2018
Vítima de agressão morre no HU
14.07.2018
Universidade Estadual de Maringá volta a discutir cotas raciais
13.07.2018
Trio argentino apita a final
13.07.2018
ANATEL quer aumentar concorrência nas telecomunicações
13.07.2018
Capitão da PM salva adolescente de suicídio
13.07.2018
Procura por passaportes teve aumento
13.07.2018
Multas geradas pelo Estacionamento Rotativo não serão retiradas
12.07.2018
Nota de esclarecimento da TCCC
12.07.2018
Colisão frontal entre veículos deixa três feridos
12.07.2018
Premiê do Japão visita zona atingida por enchentes no país
12.07.2018
Sindicato prejudica usuários do transporte coletivo
12.07.2018
Consumidores aproveitam ofertas da Feira Ponta de Estoque
11.07.2018
Projeto do Contorno Sul é apresentado
11.07.2018
Maringá já teve 353 incêndios este ano
11.07.2018
Sasc intensifica ações de abordagem
11.07.2018
George Clooney sofre acidente de moto
11.07.2018
PRF registra 31% menos mortes no Paraná
10.07.2018
Maringá será sede do Fórum de Cidades Digitais
10.07.2018
Licitação para segurança na Câmara de Maringá
10.07.2018
Mais três são resgatados da caverna
10.07.2018
Idosa é a 22ª vítima fatal no trânsito urbano
10.07.2018
Ponta de Estoque começa nesta quarta-feira
08.07.2018
Moro rebate desembargador e manda PF não soltar Lula
08.07.2018
Sebastian Vettel vence na Inglaterra
08.07.2018
Começa resgate de meninos presos em caverna na Tailândia
07.07.2018
E o nosso futuro?
07.07.2018
TCCC tem aumento da tarifa para R$ 3,90
07.07.2018
Tite lamenta gols perdidos
07.07.2018
Resgate na Tailândia: mergulho ainda não é possível
07.07.2018
Motociclista morre atropelada na BR-376
06.07.2018
Brasil gasta 6% do PIB em educação
06.07.2018
Brasil aposta em ataque para vencer
06.07.2018
Idosos são maioria em atropelamentos
06.07.2018
Taxa de mortalidade infantil aumenta 66% nos municípios da 15ª Regional de Saúde
06.07.2018
Leandro Hassum causa polêmica em post
06.07.2018
Imprudência causa acidente com morte na BR-376
05.07.2018
Dois cruzamentos da BR-376 serão fechados em Sarandi
05.07.2018
Expo Imin 110
05.07.2018
Preço do gás de cozinha aumenta 4,4%
05.07.2018
Pai e filho sofrem acidente em rodovia
05.07.2018
Terminal intermodal está em uma nova fase da obra
05.07.2018
TCCC tem aumento negado pela prefeitura
03.07.2018
Maringá é a 29ª do Brasil e 5ª do Paraná em desenvolvimento municipal
03.07.2018
14 mil candidatos não prestam concurso da prefeitura
03.07.2018
A campanha é curta, mas a responsabilidade é a mesma
03.07.2018
Contra a Bélgica, Brasil pode se vingar
03.07.2018
Professora maringaense morre atropelada
03.07.2018
Meninos presos em caverna na Tailândia
02.07 2018
Brasil vence México por 2 a 0
02.07.2018
Mercado financeiro aumenta estimativa de inflação
02.07.2018
Expediente diferenciado para a Copa
02.07.2018
Elevador da Catedral de Maringá
02.07.2018
Mulheres sofrem assédio constantemente nos ônibus
02.07.2018
Colisão entre dois veículos no Centro
29.06.2018
Duas mortes registradas por gripe em Maringá e região
29.06.2018
Termina hoje o prazo para vacinação contra a dengue
29.06.2018
Líderes europeus chegam a um acordo sobre refugiados
29.06.2018
Homem agride amásia e tenta matar criança
28.06.2018
Brasil vence e enfrenta o México
28.06.2018
Aeroporto de Maringá apresenta lucro acima de R$ 1 milhão
28.06.2018
Servidores da Educação não querem câmeras em salas
28.06.2018
Alistamento militar
28.06.2018
Infrações de trânsito caem entre o mês de abril e maio em Maringá
28.06.2018
Greve dos caminhoneiros fará inflação acelerar este mês, diz BC
27.06.2018
CMN fixa em 3,75% meta de inflação para 2021
27.06.2018
Prefeito recebe Plano de Políticas Públicas para o Migrante
27.06.2018
Prefeitura revela primeiras armas da GM
27.06.2018
Brasil pode pegar Alemanha
27.06.2018
Argentina ressuscita na Copa
27.06.2018
PC apresenta acusados pela morte de professora
26.06.2018
Iraniano apitará partida do Brasil
26.06.2018
MP-PR quer acabar com a fila por vaga em creches de Maringá
26.06.2018
Vacina contra gripe para todos
26.06.2018
Erro em lote de concurso faz oito candidatos abandonarem as provas
26.06.2018
Vice-presidente americano visita Manaus
26.06.2018
Polícia Civil procura assassinos de professora
25.06.2018
Primeira fase entra na reta final
25.06.2018
Projeto ‘Mutirão do bem’ orienta para guarda responsável de animais
25.06.2018
Argentina: greve geral atinge vários setores
25.06.2018
Rocam persegue e prende jovens criminosos
25.06.2018
Prefeitura assina convênio com a Copel para Plano Gestor
22.06.2018
Prefeitura vai recriar a Codemar
22.06.2018
Sasc quer “Selo Social” para empresas que oferecem vagas
22.06.2018
Paraná e HUM são destaque na captação de órgãos para transplante
22.06.2018
Brasil vence nos acréscimos
22.06.2018
OAB anuncia novo recurso contra cobrança de bagagem
22.06.2018
Empresário capota carro e morre na PR-317
21.06.2018
Trump assina ordem para impedir separação familiar
21.06.2018
CR7 pode quebrar recorde
21.06.2018
Vacinação é liberada para todos os profissionais da educação de Maringá
21.06.2018
Mulher tenta matar marido por causa de drogas
20.06.2018
Operação Marquise 2018
20.06.2018
Cocamar implanta Canal de Ética
20.06.2018
Escolas municipais e CMEI’s serão dispensados para jogos da Copa
20.06.2018
Sasc promove a Semana de Prevenção sobre Drogas
20.06.2018
Já está tudo armado para soltar Lula
20.06.2018
PC continua investigando a morte de Beatriz
19.06.2018
Semulher prepara implantação do botão do pânico
19.06.2018
Os momentos mais vergonha alheia dos repórteres
19.06.2018
Prefeitura e Sanepar não entram em acordo
19.06.2018
Prefeitura de Maringá pretende aumentar o quadro de funcionários
19.06.2018
EXPO IMIN 2018 será realizada pela primeira vez na cidade de Maringá
19.06.2018
Lei Seca soma dados positivos após 10 anos
Nipo Brasileiro Contabilidade
Asia Sushi Beer
SINCONFEMAR
Della Pizza
B1
Centro Comercial Tiradentes
Paraná Banco
MAPA - Venda de Ônibus
Oliver Media
Garage Motors
OdontoAtual