Maringá, 19 de Fevereiro de 2018
GLOBAL BENEFÍCIOS NUTRIGENES
 
Untitled Document
07.12.2017
IPTU terá reajuste de 2,77%
A Prefeitura de Maringá protocola na manhã de hoje (7) na Câmara Municipal o Projeto de Lei para reajuste do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) em 2018. Após necessidade de nova discussão e recalcular a taxa, a administração chegou ao consenso de aumento do tributo em 2,77%. Taxa foi alcançada após análise do Índice de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA 15), indicador oficial da inflação no Brasil. População cadastrada no sistema Acesso Cidadão receberá o carnê pelo e-mail.

Desenvolvido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o IPCA realiza a medição de preços e mostra a tendência para o resultado ao final do mês. Desta forma, a partir da obtenção de dados em diversos estabelecimentos e em variados grupos de produtos e serviços, chega-se ao objetivo de encontrar a variação dos preços no mercado, fato que resulta diretamente no aumento do custo de vida para os contribuintes.

O encaminhamento do documento à Câmara nesta quinta-feira contempla diversas explicações sobre como será o funcionamento para a arrecadação do principal imposto municipal. De acordo com o chefe de Gabinete do prefeito, Domingos Trevizan, serão distribuídos 150 mil carnês a partir do segundo dia do ano. Caso o maringaense realize pagamento à vista até o dia 25 de janeiro, a Prefeitura irá conceder desconto de 12%. Se a quitação do boleto for feita até o dia 22 de fevereiro, haverá abatimento de 8% do valor total.

A documentação possui aproximadamente 700 páginas e precisa ser aprovado pela maioria dos parlamentares para ser validado, entretanto, a gestão acredita que não haverá qualquer problema para receber a maior parte dos votos favoráveis. “A correção em 2,77% é extremamente benéfica para a população. É uma atualização do valor com base no índice analisado de novembro de 2016 a novembro de 2017. Este mês como ainda não fechou nós não podemos levar em consideração. As antigas administrações faziam um cálculo diferente. Nós modificamos esta estrutura e chegamos a este valor”, explica Trevizan. O reajuste lançado para este ano, anunciado na última administração, foi de 8,27%, entretanto, a inflação para 2016 havia superado a marca de 10%.

Com a atualização dos valores, a Prefeitura de Maringá espera arrecadar aproximadamente R$ 235 milhões somente com o IPTU. O imposto municipal é utilizado prioritariamente para o investimento em áreas como a educação, saúde e infraestrutura. Ainda não há prazo concreto para que os vereadores apreciem e votem à proposta, entretanto, há a necessidade da votação ser finalizada ainda neste ano.

Matheus Gomes
Foto - Reprodução
 
19.02.2018
Reforma e revitalização da Praça de Patinação
19.02.2018
Comércio de Maringá registrou queda de faturamento
19.02.2018
Ator é vítima de comentários racistas
19.02.2018
Edital para frota de coleta seletiva tem apenas uma empresa
19.02.2018
Detentos do RJ fazem rebelião com reféns
19.02.2018
PM apreende mais de meio milhão de reais e maconha
Nipo Brasileiro Contabilidade
Hotel Internacional
SINCONFEMAR
Della Pizza
B1
Centro Comercial Tiradentes
Paraná Banco
MAPA - Venda de Ônibus
Oliver Media
Garage Motors
OdontoAtual