Maringá, 19 de Junho de 2018
GLOBAL BENEFÍCIOS Black Bull Steak House
 
Untitled Document
12.01.2018
Procon orienta pesquisa de preços de material escolar
O Procon de Maringá divulgou nessa semana uma pesquisa referente aos preços encontrados em lojas especializadas na venda de material escolar. Com a proximidade da volta às aulas, programada pela Prefeitura na rede municipal para o dia 5 de fevereiro, e na primeira quinzena do próximo mês em toda a rede privada e estadual, este é o período do ano em que livrarias e afins permanecem com fluxo de consumidores elevado, principalmente para a compra de itens a estudantes do ensino infantil e fundamental.

Como forma de identificar possíveis irregularidades e, principalmente, a variação dos preços praticados, o órgão de defesa dos consumidores percorreu por 10 estabelecimentos da Cidade para avaliar o valor de 76 itens diferentes, os mais comprados por pais e estudantes. A iniciativa desenvolvida entre segunda-feira (10) e quarta-feira (10) desta semana localizou, entre outras situações, uma diferenciação de até 1.400% do preço para um mesmo produto em duas lojas diferentes. Outras disparidades semelhantes também foram constatadas, fato que constata, segundo o Procon, a necessidade de pesquisas preços e avaliar os locais antes das compras.

De acordo com a pesquisa de material escolar para 2018, os produtos que apresentaram maior variação de preço se devem ao dicionário de língua portuguesa pequeno que em comparação do menor com o maior valor, a diferença foi de 1413%. Na segunda colocação, a caixa com 12 giz de cera teve variação de 911% entre dois estabelecimentos distintos de Maringá. Itens como cartolina, caderno de aritmética de 40 folhas e apontador pequeno também tiveram diferenças significativas, com 486%, 485% e 455% de diferença, respectivamente. No geral, a comparação entre os preços mínimo e máximo das 10 lojas teve uma diferenciação de 101,80%.

Diante da existência do um produto com um preço e poucos metros deste local o mesmo item estar com a metade do valor praticado, a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor orienta a população, principalmente responsáveis pela compra do material escolar nesta época do ano, a percorrerem por lojas de rua e em shoppings para avaliar a melhor forma de comprarem os objetos que serão utilizados ao longo do ano letivo.

Matheus Gomes
Foto - Reprodução
 
19.06.2018
Semulher prepara implantação do botão do pânico
19.06.2018
Os momentos mais vergonha alheia dos repórteres
19.06.2018
Prefeitura e Sanepar não entram em acordo
19.06.2018
Prefeitura de Maringá pretende aumentar o quadro de funcionários
19.06.2018
EXPO IMIN 2018 será realizada pela primeira vez na cidade de Maringá
19.06.2018
Lei Seca soma dados positivos após 10 anos
Nipo Brasileiro Contabilidade
Asia Sushi Beer
SINCONFEMAR
Della Pizza
B1
Centro Comercial Tiradentes
Paraná Banco
MAPA - Venda de Ônibus
Oliver Media
Garage Motors
OdontoAtual