Maringá, 02 de Abril de 2015
Conceito Estofados COCAMAR
 
Untitled Document
19.02.2009
Eleitor terá título cancelado
Os eleitores que não participaram e não justificaram o voto nas últimas três eleições terão até o dia 16 de abril para regularizem a situação do título eleitoral. Segundo a chefe do Cartório Eleitoral, Elaine Berbete, para o eleitor ficar com o documento em dia é necessário comparecer ao Fórum Eleitoral de Maringá. “É preciso mostrar o documento de identidade com foto e será feita uma consulta para constatar realmente se o eleitor está em débito com o Fórum Eleitoral.”

Se for confirmada a irregularidade, o sistema vai gerar uma guia de multa. “O eleitor irá pagar R$3,51 por eleição e a guia poderá ser quitada somente nas agências do Banco do Brasil. Após o pagamento, a pessoa deve levar o comprovante ao fórum”, conta Elaine.
Ela ressalta que não são todos os eleitores que se encontram nessa situação, por isso, é importante a verificação, antes de comparecer no fórum. “Não são todas as pessoas que precisam regularizar a situação. Outra maneira de checar o título é pela internet no site (www.tse.gov.br), ir no link ‘sessão de serviços ao eleitor’ e depois clicar em ‘certidão de quitação eleitoral’. O sistema vai pedir algumas informações como o nome do pai e da mãe. Caso não conseguir imprimir a quitação eleitoral, está comprovado que o título está irregular. Dessa forma, é preciso comparecer ao fórum e retirar a guia de multa.”

Elaine explica que após o prazo, dia 16 de abril, o eleitor terá o título cancelado. “Sem o documento, as pessoas não conseguem tirar passaporte, o Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), não podem efetuar matrícula na rede pública de ensino e não tomará posse em cargos públicos.”
De acordo com informações do Tribunal Superior Eleitoral, neste ano, Maringá apresentou 234.417 eleitores, deste total, mais de 2 mil estão passíveis de ter o título cancelado.


NOVO
Para fazer um novo título, além de pagar multa, o eleitor precisará levar, até o Fórum Eleitoral, a cópia da carteira de identidade e um comprovante de residência. A chefe alerta para que os eleitores não deixem para a última hora a regularização do documento. A medida serve para evitar que o eleitor venha a enfrentar longas filas.

Os brasileiros que estão vindo do exterior para o Brasil precisam também colocar em dia o título de eleitor. “Para esse caso, a pessoa tem até 30 dias após a chegada no Brasil para regularizar a situação do documento. Senão está sujeito a pagar multa de R$3,51 por eleição.” O eleitor deve levar uma cópia do passaporte das páginas onde constam as datas de saída e a de entrada no Brasil.

Vale lembrar que o Fórum Eleitoral fica na avenida Herval, 968. O atendimento é de segunda-feira a sexta-feira, das 12h às 18h. Mais informações podem ser adquiridas pelos telefones: 3226-4212, 3226-1708 ou 3226-5088.

Fabiane Giandotti
Foto: Arquivo JP
 
02.04.2015
Bacci detona Datena na Record
02.04.2015
Projeto pretende aumentar número de vereadores
02.04.2015
Financiamento de imóveis vem crescendo em Maringá
02.04.2015
Inscrições para vestibular da UEM
02.04.2015
Defensoria Pública suspende atendimento em Maringá
02.04.2015
Polícia Rodoviária Federal reforça fiscalização na Páscoa
Della Pizza
RICCI SEMINOVOS
Casa e Escritório
Martiflex
Binho Importados
khouri imóveis
Ortoplus
MAPA - Venda de Ônibus
Oliver Media
Aplicativo TCCC
Montago Construtora
Rima