11.11.2012 |
Domingo no Parque |
A Universidade Estadual de Maringá (UEM) promove hoje a partir das 13h30 às 17h30, o Domingo Parque do Cinquentenário, que fica localizado na Avenida São Judas Tadeu, esquina com a Rua Palmital, próximo à Casa de Emaús.
A ação de hoje, é promovida pelo Programa de Proteção e Educação em Unidades de Conservação e Áreas Especialmente Protegidas (Proeducon) e pelo Projeto de Extensão Parque do Cinqüentenário que visa à educação ambiental da comunidade geral e escolar do entorno da área protegida.
Na programação está prevista, ações educativas relacionadas ao parque, como, recreação, trilhas, jogos, origami, com objetivo de fortalecer a temática dos parques e das florestas urbanas.
A universidade atua na unidade de conservação municipal do Parque do Cinquentenário desde julho do ano 2009 que adquiriu a concessão.
No local, a instituição desenvolve um plano de manejo da reserva com um conjunto de intervenções que promovem a conservação biológica e que determinam o uso da área.
Cabe à prefeitura de Maringá o trabalho de cercamento e calçamento da área, além da arborização viária. A lei que repassou a área de 18,38 hectares para a instituição existe desde 2003.
Ela é responsável pela administração do parque até 2029, com possibilidade de prorrogação. Segundo a coordenadora, Ana Lúcia Olivo Rosas Moreira, o Parque do Cinqüentenário possui uma vegetação característica da Floresta Estacional Semidecidual, porém modificada pela ação do homem.
No Plano de Manejo, são desenvolvidos quatro subprogramas. O primeiro é o de pesquisa, envolvendo pesquisadores dos departamentos de Biologia, de Geografia e Engenharia Civil da UEM. Por meio dele, são feitas análises de vegetação; peixes e aves; de fisiologia e ecologia vegetal; ictiopatologia; herpetologia, estudo de anfíbios e répteis; entre outros.
O segundo subprograma é o de uso público, representado pela educação ambiental (DBI), enquanto que o terceiro é o de operacionalização de infraestrutura e arquitetura, envolvendo a prefeitura do câmpus, o departamento de Arquitetura e Urbanismo da UEM e o Departamento de Estradas e Rodagem (DER).
O último é o de cooperação institucional, que auxilia os demais subprogramas. Ele envolve a universidade, o Instituto Ambiental do Paraná (IAP), o DER e a Associação Brasileira de Defesa Ambiental (Adeam).
Rafael Fajardo
Foto - Reprodução |
|
|