25.10.2018 |
GM intensifica ações |
Ações coordenadas entre a Guarda Municipal (GM) de Maringá e a Polícia Militar reforçam a segurança em pontos estratégicos da cidade, como bem demonstrado no último fim de semana, quando procedimentos conjuntos prenderam suspeitos e encerraram festa “clandestina” realizada em uma chácara.
“A cooperação entre as forças de segurança é indispensável para que as ações sejam mais eficientes”, afirma o secretário de Segurança, Antônio Roberto dos Anjos Padilha.
Ainda que ações conjuntas façam parte da estratégia de assegurar mais segurança ao cidadão, a Guarda Municipal exercita seus próprios procedimentos num contexto preventivo, com abordagens de indivíduos em pontos de estratégicos. Esse trabalho é decisivo para coibir o tráfico, retirar de circulação algum tipo de arma e indivíduos em débito com a justiça. “O importante e fortalecer a sensação de segurança com ações contínuas”, destaca o coronel Padilha.
Importante reafirmar que segurança pública não é atribuição do município, sendo responsabilidade do governo estadual. A GM atua como força de apoio ancorada num contingente de 279 agentes com 19 veículos, dos ônibus e duas vans (módulos móveis) que serão incorporadas à frota em breve. A atuação da guarda também com câmeras de monitoramento posicionadas em locais estratégicos da cidade.
A estratégia de segurança exercitada pela Guarda Municipal vai ganhar reforço adicional em 2019 quando os agentes serão armados, ao fim de treinamento específico e término do processo de aquisição de arsenal e munição. “o investimento contínuo em segurança passa por vários aspectos, a começar pelo fortalecimento da infraestrutura, treinamento e reconhecimento da importância da atividade para tranquilidade do cidadão”, afirma o coronel Padilha.
O reparo das câmeras de monitoramento e o reordenamento da disposição do equipamento pela cidade integram o pacote de investimentos na GM, que também incluem aumento da frota de veículos e nova sede, em fase final de instalação na rua Fernão Dias, proximidades do albergue e do CentroPop, referência para o acolhimento de pessoas em situação de rua. A nova sede deve entrar em operação em novembro.
Tattá Cabral
Foto - Reprodução |
|
|