13.05.2015 |
Polícia desarticula quadrilha especializada em roubos e tráfico |
A Polícia Civil de Maringá e o Centro de Operações Policiais Especiais (COPE) desarticularam, nesta terça-feira (12), uma quadrilha especializada em roubo de veículos e no tráfico de entorpecentes. Ao todo, seis pessoas acabaram detidas após o cumprimento de mandados em Maringá, Marialva, Cornélio Procópio, Londrina e Assis Chateaubriand.
Três presos foram apresentados à imprensa pelos delegados Osmir Ferreira Neves Junior, titular da 9ª Subdivisão Policial (SDP), e Diego Elias de Almeida. As investigações teriam sido conduzidas, em parceria com o grupo de elite da polícia, ao longo dos últimos quatro meses. Ontem, a operação teve início por volta das 4h.
A quadrilha, conforme os delegados, furtava e roubava automóveis em Maringá e nas cidades da região. Os veículos eram, então, levados às cidades da região de fronteira, onde os criminosos efetuavam a troca por drogas, posteriormente comercializadas.
O esquema teria sido descoberto após a apreensão de três quilos de crack em Santa Terezinha do Itaipu, no oeste do Paraná. O trajeto entre as regiões de Maringá e de fronteira era facilitado por uma integrante do bando, que falsificava placas e documentos dos carros.
Claudemir Messias de Oliveira, de 42 anos, conhecido como "Trento", é apontado como líder da quadrilha que traficava entorpecentes. Ele foi localizado em Assis Chateaubriand. Oliveira estava foragido do sistema penitenciário de Santa Catarina, onde cumpria o término de uma pena, estabelecida por assalto a carro forte, em liberdade monitorada com o uso de tornozeleira eletrônica.
Em Marialva, na Região Metropolitana de Maringá (RMM), as equipes prenderam Roberto Ximenes, de 47 anos, também conhecido por "Abacate". Ele seria responsável pela distribuição das drogas, adquiridas por Trento, nos municípios vizinhos. O acusado já cumpriu pena, pelo crime latrocínio (roubo seguido de morte), por 14 anos.
A polícia enfatizou, ainda, a prisão de um rapaz de 21 anos. Wesley da Silva Bargas, vulgo “Gordinho”, também foi localizado em Marialva. O jovem teria participado dos roubos, além de estar envolvido com o tráfico de entorpecentes.
Os delegados lembraram que outras pessoas são sendo monitoradas e podem ser presas no decorrer das próximas fases da operação, denominada Persea.
Tiago Mathias |
|
|