25.11.2015 |
PRF apreende maior carga de maconha da história |
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizou a maior apreensão da história da instituição em todo o país.
No início da noite dessa terça-feira (24), os policiais encontraram no baú de uma carreta aproximadamente 25 toneladas de maconha, em Icaraíma, cerca de 150 quilômetros de Maringá.
De acordo com a PRF da Unidade Operacional do distrito de Porto Camargo, a droga era transportada em diversos tabletes armazenados em caixas, alguns centímetros abaixo de grãos de milho. O caminhão chamou a atenção das autoridades pelo fato da nota fiscal apresentada pelo motorista apontar carregamento de soja.
Com a distorção entre produto no veículo e o apresentado no documento, a equipe foi acionada para analise da carga.
Em rápida averiguação com o auxílio de cães farejadores, os primeiros pacotes começaram a surgir, resultando na prisão em flagrante de um homem de 43 anos, que não teve a identidade revelada.
Ao ser algemado, o motorista afirmou que sabia da existência da substância ilícita e que havia buscado a carga em Amambaí, no Mato Grosso do Sul. Ainda em relatos às autoridades que participaram da operação, relatou que a droga seria levada para Paranavaí.
A estratégia do envolvido havia sido planejada. Segundo os policiais, o homem aguardou o momento em que chovia forte em Icaraíma. Mesmo com tempestade, a fiscalização não é interrompida pelos policiais rodoviários.
A operação realizada pela PRF desde outubro deste ano em todo o estado visa o enfrentamento com os chamados “crimes de fronteira”, como por exemplo, o tráfico de drogas.
Após a apreensão recorde, um comboio de viaturas realizou a escolta da carreta até a Delegacia da Polícia Federal em Guaíra. Um helicóptero acompanhou o trajeto. Somente na delegacia a quantidade total foi contabilizada, chegando a marca de 24 mil quilos e 572 gramas de maconha prensada. A quantidade chamou a atenção, inclusive, dos policiais mais experientes de plantão.
O motorista do caminhão também foi encaminhado à Guaíra onde permanece detido na sede da Polícia Federal. Ele será ouvido ainda esta semana para a localização de outros possíveis envolvidos no caso. A Polícia acredita que seja uma quadrilha interestadual com a atuação de dezenas de pessoas.
De acordo com a PRF, o antigo recorde nacional de apreensão da instituição também havia sido no Paraná, em 2010, na cidade de Santa Terezinha de Itaipu. Na ocasião, 21 toneladas da cannabis haviam sido encontradas.
Matheus Gomes
Foto - PRF |
|
|