Início Coluna Francês Press Francês Press

Francês Press

A pedido do Procon o laboratório da UEM examinou 32 amostras de álcool vendidas em Maringá e os resultados, ainda não divulgados, são da existência de sérios problemas. Muitos estabelecimentos estão fornecendo aos clientes na porta e nas prateleiras, álcool que não protege contra o coronavírus.

As falhas foram verificadas em graduação alcoólica abaixo da necessária para proteger contra o coronavírus e na explicitada nas embalagens, além de outras imprecisões nos rótulos. Apesar do perigo corrido pelos que usam álcool como proteção, as informações para que o público se resguarde evitando determinadas marcas vão demorar.

Os fabricantes dos produtos cujas amostras foram recolhidas em lojas, farmácias e supermercados têm dez dias para apresentar defesa. A maioria deverá alegar que a “falta de qualidade” ocorreu apenas neste ou naquele lote, feito sob pressão da grande necessidade de atender os brasileiros, depois que a Anvisa liberou a fabricação.

A epidemia provocou alteração no calendário de vestibulares para ingressar na Universidade Estadual de Maringá. As inscrições para o próximo vestibular serão abertas no próximo dia 7 de outubro, encerrando no dia 11 de novembro.

As provas serão realizadas nos dias 21 e 22 de março de 2021 e os candidatos estarão disputando 2.989 vagas para mais de 40 cursos de graduação. As provas do Processo de Avaliação Seriada (PAS) 2020 continuam para o dia 28 de fevereiro.

Na pequena Iporã – 30 mil habitantes – moradores preocupados acompanham o “rolo” em torno de uma empresa que geraria ainda neste ano cerca de mil empregos. O Ministério Público denunciou e a Justiça determinou o bloqueio de R$ 6,5 milhões nos bens de 35 pessoas que teriam se envolvido em licitações fraudulentas.

O prefeito está afastado, parentes, servidores e empresários são investigados por crimes de fraude em licitações, corrupção passiva, falsidade ideológica, peculato e lavagem de dinheiro. A empresa abateria 120 mil frangos por dia, produzidos por 600 avicultores da região que atualmente enviam seus produtos para abate no Mato Grosso e Maringá.

Na paraguaia Salto del Guairá a crise provocada pelo fechamento da fronteira e ausência de 90% dos compradores brasileiros já lacrou 70% das lojas e outros estabelecimentos que viviam do turismo de compras. E neste final de semana fecha – até a normalização do comércio um símbolo da fronteira, o Shopping China.

Com várias filiais fronteiriças, somente em Guairá a empresa está demitindo cerca de dois mil colaboradores diretos e indiretos. Segundo seu gerente, o brasileiro Roberto da Silva, esta é a primeira grande crise sofrida pela empresa surgida em 1933 na cidade de Pedro Juan Caballero.

No Paraguai é grande o temor do coronavírus, também devido a falta de estrutura médica. Com uma população de 7 milhões de habitantes, até o mês de março contava com apenas 20 leitos para receber infectados pela Covid-19. Tem 11.133 casos de contaminação, 6.582 pessoas recuperadas e 165 óbitos.

Apesar da Champions encerrada ontem ter reunido os maiores nomes e salários do futebol do planeta, a fortuna de Messi, Cristiano Ronaldo, Neymar Júnior e outros não chega nem aos pés do que possui um jogador cabeça-de-bagre do sub-23 do Leicester da Inglaterra.

Faiq Jefri Bolkiah, 21 anos, sobrinho do rei do Brunei, tem uma fortuna calculada em R$ 20 bilhões. O pai dele é um festeiro que contratou Michael Jackson para seu aniversário de 50 anos. Já Faiq, preservando-se para o que sempre quis ser, jogador de futebol, não frequenta noitadas nem comete excessos.

A Polícia Rodoviária Federal realiza amanhã, online, leilão de 550 carros, camionetas, caminhões e motocicletas recolhidos nos pátios da corporação em Curitiba, Ponta Grossa, Cascavel, Pato Branco, Foz do Iguaçu, Guaíra e Londrina. A maioria sucata, mas 163 poderão voltar às ruas.

COMPARTILHE: