Início Coluna Francês Press Francês Press

Francês Press

Para viabilizar o Renda Cidadã, programa que Bolsonaro pretende lançar para substituir o Bolsa Família, o ministro da Economia busca fontes de receita Dentre os cortes garantidos, Paulo Guedes confirma que o auxílio emergencial está com os dias contados.

Segundo ele “O plano emergencial e o decreto de calamidade vão até o fim do ano. Depois acaba tudo isso”. Garante também estar descredenciando qualquer informação de que vai prorrogar o auxílio: “Não há como prosseguir. Faltam recursos”.

Por possibilitar pagamentos rápidos, simples e baratos, em poucos dias o novo sistema bancário Pix já conseguiu mais de 10 milhões de cadastros no país. O inesperado volume de adesões já provoca questionamento sobre o risco de sobrevivência dos serviços bancários tradicionais que dão rentabilidade aos grandes bancos.
Presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto avisa que o mercado precisa se adaptar à nova realidade digital. Relatório da agência Moody’s diz que o Pix será um “concorrente direto dos sistemas de pagamento existentes, incluindo TED e pagamentos com cartão de débito, reduzindo a receita dos bancos em até 8%”.

A agência que mecanismos como a TED não só geram receita para os bancos, já que cobram uma tarifa dos consumidores, como cresceram 31% desde 2017. Já no Pix há gratuidade para pessoas físicas e taxa menor que as praticadas das empresas e dos empresários individuais no recebimento de pagamentos comerciais, custo operacional instantâneo de apenas um décimo de centavo.

O governador Ratinho sinalizou possível retorno das aulas presenciais na rede estadual ainda em outubro. Como seria de se esperar, imediatamente a APP – Sindicato já protestou e ameaçou paralisação, apontando o risco da pandemia para professores, servidores e alunos.

Secretário de Saúde, Beto Preto afirma que o retorno, gradual e com rodízio, deverá ocorrer a partir do próximo dia 19. O sindicato dos professores já pediu reunião com a Secretaria de Educação do Estado para colocar seus contras, defendendo volta às aulas somente no próximo ano, quando houver vacinas disponíveis para garantir vidas.

E véspera de eleição, o sindicato aproveita o viés político. Reclama que o governador Ratinho é autoritário, tomando decisões que podem comprometer toda a comunidade, principalmente da área educacional, sem debater com o pessoal da área.

A propósito do aspecto polêmico, pesquisa feita pelo jornal Gazeta do Povo levantou que 80% dos paranaenses preferem que as aulas só sejam retomadas em 2021, quando os riscos da pandemia forem mínimos, com vacinas, etc. É preciso lembrar que a OMS recomenda serem evitadas aglomerações também na área escolar.

A cada tempestade Maringá perde mais árvores públicas com grandes riscos para a população. A falta de cuidado com esse patrimônio é falha de todos os governos municipais. Todos prometem, mas nenhum cumpre uma programação de detecção e substituição de plantas doentes e perigosamente instáveis.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) dá início à Operação Nossa Senhora de Aparecida 2020 no Paraná. Até 23h59 de segunda-feira o contingente cumprirá jornadas de monitoramento dos indicadores de criminalidade e acidentalidade.

Horários e locais de maior incidência já foram determinados para policiamento ostensivo preventivo. Para garantir aos usuários das rodovias federais segurança, conforto e fluidez do trânsito, serão focadas embriaguez ao volante, ultrapassagens proibidas e o controle de velocidade.

COMPARTILHE: