Início Destaques do Dia Maringá cresce 5,44% nas vendas no varejo, aponta Fecomércio

Maringá cresce 5,44% nas vendas no varejo, aponta Fecomércio

No mês de agosto, Maringá registrou aumento de 5,44% nas vendas físicas e online no varejo, de acordo com a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio-PR). Esse dado coloca o município em destaque no Paraná e anima os empresários para a temporada de vendas de fim de ano; aguardando um aquecimento na economia e na geração de empregos.

A avaliação por setor mostra que vestuário e tecidos vendeu 49,11% a mais em agosto do que em julho. As livrarias e papelarias cresceram 10,39%, enquanto as lojas de departamento conseguiram vender 8,22% mais no mesmo período. O recorde no Paraná, mas que não foi registrado em Maringá nos meses de julho e agosto, foi entre os comerciantes de calçados que tiveram aumento de 82,71%.

Os números positivos não foram registrados no primeiro semestre do ano, mas com a melhora nos últimos três meses o otimismo aumenta entre os comerciantes, segundo a Federação. Dessa forma, os bons números também são encontrados na geração de emprego. A sondagem do Fecomércio apontou que 25,5% das empresas pesquisadas pretendem contratar funcionários temporários para as vendas do fim de ano.

O aumento também está relacionado a pandemia do novo coronavírus, uma vez que houve diminuição de equipes e demissões no primeiro semestre de 2020. No levantamento, 44,4% das empresas entrevistadas disseram que vão contratar um funcionário; 42,9% planejam contratar até cinco; 4,8% vão contratar de seis a 10 novos funcionários; e 3,2% mais de 10 colaboradores.

A melhor notícia para quem procura um emprego com carteira assinada é que 82,5% dos entrevistados disseram que poderão efetivar os funcionários temporários. No Brasil, a expectativa é que as vendas de natal e ano novo movimente R$ 35 bilhões e crie 70 mil novas vagas de trabalho.

Victor Cardoso
Foto – Reprodução

COMPARTILHE: