Início Maringá Guia de prevenção orienta sobre cuidados relacionados ao coronavírus

Guia de prevenção orienta sobre cuidados relacionados ao coronavírus

As recomendações de prevenção ao coronavírus precisam ser mantidas com rigor. Distanciamento social, uso de máscaras, higiene das mãos são medidas para controlar a evolução do vírus. A Prefeitura elaborou um guia orientando sobre os cuidados em mercados, feiras livres, salões de beleza e barbearias, lojas, no trabalho e restaurantes.

Sempre use máscara; evite abraços, beijos e apertos de mãos; higienize as mãos com álcool em gel 70%; e mantenha distância de cerca de 2 metros de qualquer pessoa. No transporte público e particular, abra e incentive a abertura das janelas para circular o ar; use o álcool gel quando encostar na barra do ônibus, principalmente antes de levar a mão ao rosto; e, se não for possível usar o álcool gel, não leve a mão ao rosto e nem pegue o celular.

No trabalho: mantenha os ambientes limpos e bem ventilados; lave com frequência as mãos até a altura dos punhos, com água e sabão; higienize as mãos com álcool em gel 70%; evite tocar olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas; mantenha uma distância mínima de cerca de 2 metros de qualquer pessoa; e higienize diariamente equipamentos de trabalho.

Ao frequentar Feiras Livres e mercados sempre higienize os alimentos quando chegar em casa antes de guardar ou consumir. Já nos shoppings e lojas espere a loja estar com poucas pessoas para entrar; mantenha distância na fila para pagamento; e evite usar elevadores.

Nos restaurantes e bares não compartilhe bebidas, comidas, talheres, copos e pratos; mantenha distância das mesas; e certifique se os talheres, copos e pratos estão higienizados. Por fim, antes de ir até um salão de beleza ou barbearia, agende o horário por telefone ou online anteriormente. Também certifique se os materiais foram esterilizados e leve materiais próprios como alicates, espátulas, palitos e esmaltes.

Assessoria de Comunicação
Foto – PMM

COMPARTILHE: