Início Destaques do Dia PlanMob segue com pesquisa para melhorar transporte e trânsito

PlanMob segue com pesquisa para melhorar transporte e trânsito

A pesquisa de Destino e Origem Domiciliar da Prefeitura, iniciada no dia 19 de novembro, já atingiu 2 mil domicílios no município. O estudo é uma das principais ferramentas do Plano de Mobilidade de Maringá (PlanMob) e visa a melhorar o transporte e trânsito da cidade. Até o final desta semana, os pesquisadores estarão em Sarandi e Paiçandu para entrevistar moradores.

Entre as perguntas feitas pelos pesquisadores, estão os deslocamentos realizados no último dia útil, efeitos da pandemia na mobilidade e a comparação do último dia útil anterior à pandemia. A coordenadora da pesquisa, Luiza Mendóia, explicou que a expansão do estudo para outros municípios se dá pela relação próxima das cidades e o principal objetivo é melhorar o deslocamento intermunicipal.

O questionário também pode ser respondido pela internet; o link está no site da Prefeitura: maringa.pr.gov.br. O Plano de Mobilidade será realizado pela primeira vez em Maringá, em atenção à lei federal que exige o estudo para cidades com mais de 20 mil habitantes. O PlanMob se integrará ao Plano Diretor e servirá para orientar ações no trânsito para as próximas décadas, enquadrado como lei municipal.

O documento vai estabelecer diretrizes para transporte coletivo, deslocamento a pé e por bicicletas, cargas urbanas, estacionamentos públicos e privados, o sistema viário e a segurança no trânsito. Será feito com base em estatísticas de frota de veículos, das vias, motoristas, pilotos e passageiros, entre outras situações, além de uma relação entre origem e destino de pontos diferentes entre residência, trabalho, estudo e lazer.

Redação JP
Foto – Reprodução

COMPARTILHE: