Início Maringá Arquidiocese cobra empenho da população no combate à Covid-19

Arquidiocese cobra empenho da população no combate à Covid-19

A Arquidiocese de Maringá vem tomando medidas, na prática, para frear o contágio do novo coronavírus. Em respeito ao decreto publicado pela Prefeitura, as celebrações foram suspensas até dia 13 deste mês. Além disso, diversas mensagens estão sendo publicadas nas redes sociais. Na última, por meio de um vídeo, o arcebispo de Maringá, Dom Frei Severino Clasen, falou diretamente com aqueles que ainda duvidam das consequências do novo coronavírus.

“Olha aqueles que já morreram, vejam as estatísticas. Atrás desses números têm nomes, esses nomes são pessoas e me reportam a essas pessoas. Aos negacionistas, eles pagarão caro por aquilo que eles contribuem: pela morte de tantas pessoas inocentes. Nós temos uma responsabilidade pela vida e não pela vaidade, pelo orgulho, teimosia, pela ignorância. Nós agimos com inteligência, com o coração, nós agimos com a alma e a esperança de que Deus nos acompanha e nos inspira à bela arte de acolher e cuidar”, disse Dom Frei Severino.

Padre Marcos Roberto Almeida dos Santos, do Presbitério da Arquidiocese de Maringá, também enviou uma mensagem reforçando a importância dos cuidados e, principalmente, da empatia com os que estão sofrendo nos hospitais.

“Embora possa até ser que a humanidade saia desta pandemia com traços de uma espiritualidade mais profunda e comprometida, ao menos até agora mais do que constatar mudanças, assistimos apenas a uma mera aposta ainda não realizada. É o que estamos vendo na Cidade. A insensibilidade e irresponsabilidade de pessoas que, ao invés de pensar no próximo e na construção coletiva de instrumentos de combate à proliferação do coronavírus, fazem críticas arbitrárias às medidas preventivas propostas pela Arquidiocese de Maringá, e amplamente apoiadas pela sociedade civil, no assim chamado “Pacto pela Vida”.

O representante do Presbitério reforçou a incapacidade de reflexão de algumas pessoas que não compreendem a suspensão das missas e criticam a postura da Arquidiocese. Disse que tudo isso “não significa desprezo pela Eucaristia, mas, muito ao contrário, obediência ao apelo do Evangelho que pede para defender a vida e vida em plenitude (cf. Jo 10,10). A celebração comunitária da Eucaristia está sendo apenas adiada por uma situação que a justifica plenamente. A Igreja está propondo um Pacto pela Vida, para o qual convoca toda a população da região, num momento em que a elevação das taxas de contágio, de internação e de óbitos se mostra preocupante.”

REUNIÃO
No último sábado, Dom Frei Severino Clasen, participou pela primeira vez, de forma online, da reunião do Conselho Arquidiocesano da Ação Evangelizadora da Arquidiocese de Maringá (CAAE). O encontro reuniu mais de 60 pessoas, coordenadores de pastorais, movimentos e organismos da Arquidiocese de Maringá. O conselho se reúne quatro  vezes ao ano para debater pautas da ação pastoral da Igreja particular em Maringá.

Durante pronunciamento, Dom Severino disse que objetivo é construir uma Igreja ainda mais forte.

Victor Cardoso
Foto – Reprodução

COMPARTILHE: