Início Notícias Gerais Brasil ofertará vacina que for aprovada pela Anvisa, diz Bolsonaro

Brasil ofertará vacina que for aprovada pela Anvisa, diz Bolsonaro

O presidente Jair Bolsonaro reafirmou nesta segunda-feira (7), em uma publicação nas redes sociais, que o governo vai ofertar à população brasileira a vacina contra a covid-19 aprovada pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

“Havendo certificação da Anvisa (orientações científicas e preceitos legais) o governo federal ofertará a vacina a todos”, escreveu o presidente.

De acordo com Bolsonaro a vacinação será “gratuita e não obrigatória”. Ele também garantiu que “não faltarão recursos para que todos sejam atendidos”. “Saúde e Economia de mãos dadas pela vida”, completou.

– Em havendo certificação da @anvisa_oficial (orientações científicas e preceitos legais) o @govbr ofertará a vacina a todos, gratuita e não obrigatória.

Até o momento, o governo federal já firmou um acordo com a Universidade de Oxford para a compra do imunizante desenvolvido pela farmacêutica sueca AstraZeneca. A parceria, no valor de R$ 1,9 bilhão, também prevê a transferência da tecnologia para a produção de até 160 milhões de doses no segundo semestre de 2021.

“No primeiro semestre de 2021, chegaremos a 100 milhões. No segundo semestre, já com a tecnologia transferida, podemos produzir com a Fiocruz até 160 milhões de doses a mais. Só aí, são 260 milhões de doses”, disse o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, em audiência pública no Congresso.

Há ainda a participação do Brasil no consórcio Covax Facility, no valor de R$ 2,5 bilhões, que reúne dez laboratórios e que pode garantir ao país mais 42 milhões de doses, totalizando mais de 300 milhões de doses de vacinas já acordadas e comercializadas.

Foto – Reprodução

COMPARTILHE: