Início Maringá Desrespeito às normas faz prefeitura agir com mais rigidez para combate a...

Desrespeito às normas faz prefeitura agir com mais rigidez para combate a pandemia

Fiscalização tem encontrado todos os tipos de infrações aos decretos vigentes

Com um final de semana de bastante trabalho para as equipes do Grupo de Gestão Integrada (GGI) que intensificaram as fiscalizações para fazer valer o cumprimento do decreto municipal que visa evitar aglomeração de pessoas para conter o avanço do coronavírus na cidade, a Prefeitura pretende ser ainda mais rígida, caso necessário.

Entre sexta-feira e domingo (21/2), foram realizadas 34 vistorias e 28 orientações para empresários. Quatro estabelecimentos e uma festa foram interditados. No final de semana, a Prefeitura recebeu 187 denúncias, 172 foram direcionadas à Guarda Municipal. Outras 13 denúncias ocorreram na Ouvidoria e duas na Secretaria de Meio Ambiente (Sema). A GM também registrou nas ruas oito autuações pelo toque de recolher e 16 pela falta do uso de máscara de proteção. As multas aos estabelecimentos variam entre R$ 200 e R$ 10 mil, dependendo da situação e local.

As ações do GGI visam o cumprimento das medidas do decreto municipal em prevenção ao coronavírus. “Estamos fazendo um trabalho orientativo para conscientizar os empresários, prestadores de serviços e a população de que é preciso respeitar as ações preventivas ao coronavírus e evitar que Maringá tenha medidas mais rígidas. É uma situação delicada e muitas pessoas, principalmente jovens, parecem não entender a gravidade da situação”,  comentou o secretário de Fazenda, Orlando Chiqueto.

Para o secretário de Segurança, Ivan Quataroli, a população precisa entender que o momento é crítico. “Estamos vendo muito desrespeito às normas estabelecidas em todos os segmentos. Muitas festas, muita aglomeração de pessoas, comércio desrespeitando o horário de fechamento e pessoas transitando sem máscaras. Estamos num momento muito delicado e cabe à população respeitar e se conscientizar”.

Dayani Barbosa
Foto – Reprodução

COMPARTILHE: