Início Maringá Médicos não se apresentam para atuar no sistema de saúde municipal

Médicos não se apresentam para atuar no sistema de saúde municipal

Apenas nove médicos se apresentam para atuar no Sistema de Saúde

A Prefeitura de Maringá convocou 32 médicos aprovados em concurso para integrar a linha de frente no combate ao novo coronavírus. Do total, apenas nove se apresentaram e demonstraram disposição em aceitar o emprego. O prazo para que os demais se apresentem e passem a atuar nas Unidades de Saúde do município termina essa semana.

O Prefeito Ulisses Maia já repetiu algumas vezes que a falta de pessoal qualificado é um dos principais problemas durante a pandemia. Com isso, disse aguardar que os profissionais da Saúde se interessem e procurem rapidamente a Prefeitura. Lembrando que são diversos processos internos burocráticos até que os médicos estejam aptos para serem admitidos.

Desde o início da pandemia, a saúde ampliou o quadro de servidores com a contratação de 536 profissionais. Foram 266 contratados por meio de concursos. São médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, técnicos de laboratório, e outros. Outros 270 profissionais foram credenciados. Além disso, o Executivo homologou a contratação de 35 fisioterapeutas.

“O enfrentamento da Covid-19 tem sido fortalecido com a contratação e credenciamento de novos profissionais e reestruturação da saúde com três unidades exclusivas para atendimento de pacientes com coronavírus: Hospital Municipal, UPA Zona Sul e UPA Zona Norte. O aumento na capacidade de atendimento passa sempre pela necessidade de recursos humanos”, falou Ulisses Maia.

Somente entre julho e outubro de 2020, 1.591 servidores foram afastados do trabalho. Sendo 304 por atestados médicos, 943 por licença para tratamento de saúde, 234 porque estiveram próximos de pessoas contaminadas pelo vírus, 13 acidentes de trabalho, e outros motivos.

SANITIZAÇÃO

A Prefeitura de Maringá realizou mais uma ação de desinfecção contra o coronavírus. A sanitização foi realizada nas áreas externas do Hospital Municipal, na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Zona Sul e Samu, unidades de referência para atendimento de suspeitas de covid-19 e problemas respiratórios. Ontem o sanitizante Deptil PA 5 foi aplicado na UPA Zona Norte e Rodoviária.

Trabalho é realizado pela Secretaria de Infraestrutura em parceria com a Secretaria de Saúde.

Victor Cardoso
Foto – Reprodução

COMPARTILHE: