Início Maringá Guarda Municipal quintuplica atendimentos em 2021

Guarda Municipal quintuplica atendimentos em 2021

Com a pandemia de Covid-19, a Guarda Municipal de Maringá tem trabalhado como nunca. Antes e nos primeiros dias da pandemia, entre 1º de janeiro e 15 de março de 2020, foram 770 atendimentos pela GM. No mesmo período desse ano, o número subiu 4,1 mil atendimentos, aumento de 532%. 

“Estamos motivando os guardas municipais com treinamento, qualificação, convênios e parcerias com outras unidades de segurança”, explica o secretário de Segurança Pública, Ivan Quartaroli.

Entre os treinamentos já feitos estão o de retenção de arma de fogo e algemamento com a Divisão Estadual de Narcóticos (Denarc). Também treinamento de tiro com a Polícia Militar, de motopatrulha, sobre legislação, entre outros.

A GM também tem fundamental participação nas vistorias do Grupo de Gestão Integrada (GGI) para verificar o cumprimento dos decretos estadual e municipal em prevenção ao coronavirus. Desde o ano passado há ações, integradas com as forças de segurança do governo do Paraná, verificando denúncias da comunidade e dando apoio para agentes das secretarias nas vistorias em espaços públicos e estabelecimentos. 

Entre os atendimentos que mais aumentaram estão a ordem de serviço – quando é solicitado apoio da GM para alguma atividade.  Entre 1º de janeiro e 15 de março do ano passado foram 182 atendimentos contra 1.276 no mesmo período desse ano. Em abordagens a suspeitos, o aumento foi de 7 para 83; perturbação de sossego, subiu de 127 para 338; e violência doméstica, de 250 para 648. “A comunidade acostumou a procurar mais a Guarda Municipal. Sente confiança que podemos ajudar, resolver problemas”, comenta o comandante da GM, Adriano Almeida de Souza. 

DADOS
NATUREZA / 2020 / 2021
● ordem de serviço – 182 / 1.276 
● perturbação do sossego- 127 / 338 
● violência doméstica – 250 / 648
● patrulhamento preventivo – 109 / 950 
● danos ao patrimônio – 33 / 2
● abordagem a suspeito – 7 / 83
● maus tratos a animais – 2 / 20

COMPARATIVO
Entre 1º de janeiro e 15 de março
● 2020 – 700 atendimentos
● 2021 – 4,1 mil atendimentos

ACP
Foto – PMM

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