Início Destaques do Dia Novo decreto é prorrogado e libera uso de academias em condomínios

Novo decreto é prorrogado e libera uso de academias em condomínios

Medidas de isolamento valem até dia 14 de março

A reunião para discussão e criação de um novo decreto para Maringá começou na manhã do último domingo. Autoridades analisaram principalmente os dados epidemiológicos da pandemia na Cidade para definir medidas sanitárias necessárias neste momento. Dessa forma, o Comitê de Enfrentamento decidiu prorrogar por mais uma semana o decreto 710/2021, com pequenas alterações.

O vice-prefeito, Edson Scabora, adiantou ainda durante o encontro o que seria mudado. Disse que “as únicas alterações ficam basicamente para as igrejas que poderão realizar cultos e missas com a presença de até 25% do público; antes só podiam com 15%. Além disso, liberado o uso de academias de condomínios e clubes, exceto piscinas, desde que respeitando as regras de distanciamento e higiene.”

As alterações nos templos religiosos foram tomadas seguindo o Superior Tribunal Federal que determinou a abertura dessa maneira. Enquanto a liberação de uso das academias em condomínios e clubes sociais poderá acontecer desde que haja agendamento prévio e uso de 30% da capacidade do local. Medidas que valem até as cinco horas da manhã da próxima terça-feira (13).

No dia cinco de março, Maringá tinha 3.267 infectados pelo novo coronavírus, no dia primeiro de abril o número era de 791 positivados. Todavia, a taxa de ocupação nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) continua em 100% porque muitos internamentos estão se alongando apresentando com pacientes apresentando quadros graves da doença. Boa parte dos internados é formada por pacientes entre 30 e 50 anos que têm resistência maior. Todos esses números foram apresentados durante reunião na Prefeitura.

“A diminuição na incidência de casos positivos mostra que estamos no caminho certo. Mas, não podemos flexibilizar as medidas neste momento. A gravidade da covid-19 está mais que provada e necessitamos contar com a compreensão de todos, população, empresários e sociedade civil organizada, para nos unirmos nos cuidados e vencermos juntos esta batalha”, frisou o prefeito Ulisses Maia.

A Secretaria de Saúde também disse estar preocupada com o potencial de aumento na contaminação devido a festas familiares durante a Semana Santa. O Comitê debateu as dificuldades vividas pelo setor produtivo e, se o ritmo de queda de novos casos continuar e se houver melhora na ocupação de leitos de UTI, na próxima semana pode haver flexibilização.

“Estamos avançando nos números, mas somente a partir da próxima semana, se continuar assim, poderemos abrir outras atividades como bares, restaurantes e lanchonetes. Estamos confiantes que a partir de segunda-feira novas flexibilizações possam acontecer. A manutenção do decreto é uma medida fundamental para garantir que o quadro de redução dos números negativos da pandemia seja mantido”, concluiu o vice-prefeito.

Participaram da decisão o Prefeito Ulisses Maia, o vice Edson Scabora, e vários secretários. Também estiveram presentes o presidente da Câmara Municipal, Mario Hossokawa, e a Promotora de Justiça, Michele Nader.

Victor Cardoso
Foto – Reprodução

COMPARTILHE: