Início Maringá Procon inicia fiscalização em ônibus do transporte coletivo

Procon inicia fiscalização em ônibus do transporte coletivo

Fiscais do Procon de Maringá foram logo cedo até o Terminal Intermodal de Maringá para verificar reclamações de superlotação de ônibus. A ação foi ontem a partir das sete horas, horário de grande movimento. A coordenadora do Procon, Patrícia Parra, informou que nenhuma irregularidade foi constatada, mas se trata apenas da primeira vistoria. Nos próximos dias o trabalho continua em horários diferentes e sem aviso prévio da chegada dos fiscais.

O Procon de Maringá vem recebendo reclamações como veículos superlotados e também a falta de ônibus em determinados horários durante os finais de semana. Patrícia reforça que se existe superlotação há uma violação do Código de Defesa do Consumidor ao prestar serviço de forma incorreta e colocando o usuário em risco durante uma pandemia. A vistoria é feita com a verificação do documento do ônibus, onde está a capacidade máxima permitida, e o cálculo para saber se o veículo está circulando com 50% da ocupação permitida para circulação.

De acordo com a empresa Transporte Coletivo Cidade Canção (TCCC), os ônibus estão rodando com, em média, 38 passageiros. Além de só levar passageiros que estejam usando máscara e, na medida do possível, cumprir a regra de distanciamento. Alguns veículos têm capacidade para transportar 75 pessoas, sentadas e em pé.

“É uma ação de fiscalização para saber se há superlotação nos ônibus. A princípio não encontramos nenhuma irregularidade, mas voltaremos em outros horários. As reclamações que chegam até o Procon são de horários diferentes, por isso, também podem haver realidades diferentes enfrentadas pelos usuários do transporte coletivo”, finalizou Patrícia.

Victor Cardoso
Foto – PMM

COMPARTILHE: