Início Destaques do Dia Saúde garante que não aplicou vacina vencida em Maringá

Saúde garante que não aplicou vacina vencida em Maringá

Ulisses Maia afirma que vacinação contra Covid deve começar em janeiro assim como a vacinação no Estado do Paraná

Os maringaenses foram surpreendidos no início da tarde de sexta (3), com a informação de que doses da vacina AstraZeneca, com validade vencida, teriam sido aplicadas em 3.536 pessoas no município. A divulgação foi feita em uma reportagem da Folha de São Paulo, mostrando que pelo menos 26 mil vacinas fora do prazo de validade foram aplicadas em 1.532 cidades brasileiras. Sobre o assunto a Prefeitura de Maringá emitiu uma nota dizendo que não aplicou imunizante vencido.

“O lançamento no Sistema Conect SUS está diferente do dia da aplicação da dose. Isso porque, no começo da vacinação, a transferência de dados demorava a chegar no Ministério da Saúde, levando até dois meses. Portanto, os lotes elencados são do início da vacinação e foram aplicados antes da data do vencimento. Concluindo, não houve vacinação de doses vencidas em Maringá e sim erro no sistema do SUS”, diz o texto assinado por Marcelo Puzzi, secretário de Saúde do município.

O levantamento, de acordo com a reportagem veiculada, foi feito baseado no cruzamento de informações oficiais do Governo Federal. O trabalho é de responsabilidade dos pesquisadores Sabine Righetti, da Unicamp, e Estevão Gamba, da Unifesp. Os pesquisadores apontam que, em Maringá, a maioria das doses vencidas são do lote 4120Z005 que venceu em 14 de abril. Os outros lotes vencidos são: 4120Z001, venceu em 29 de março; 4120Z004, 13 de abril; 4120Z005 vencido em 14 de abril; CTMAV501, venceu em 30 de abril; CTMAV505, em 31 de maio; CTMAV506, 31 de maio; CTMAV520, 31 de maio; e 4120Z025 vencido em quatro de junho.

A Prefeitura disse ainda que não há estoque de vacinas armazenadas em Maringá, “e que o problema pode estar relacionado com os lotes do imunizante encaminhados pelo Governo Federal”. De qualquer forma, para saber se a vacina que recebeu da AstraZeneca está vencida, é preciso consultar na carteirinha de vacinação o número do lote do imunizante.

Victor Cardoso
Foto – Reprodução

COMPARTILHE: