Início Maringá Cursos vão capacitar servidores da Rede de Atendimento às Mulheres

Cursos vão capacitar servidores da Rede de Atendimento às Mulheres

A Secretaria de Políticas Públicas Para Mulheres e a Universidade Estadual de Maringá (UEM) vão oferecer o curso de “Qualificação do Setor Público para a Rede de Atendimento às Mulheres”. A assinatura do Termo de Cooperação aconteceu esta semana com a presença do vice-prefeito de Maringá, Edson Scabora, a secretária da Mulher, Terezinha Pereira, o reitor da UEM, Julio César Damasceno, e o vice-reitor, Ricardo Dias Silva. Objetivo é fornecer qualificação para prevenção e cuidados sobre o atendimento às mulheres em situação de violência.

O conteúdo será voltado para trabalhadores e trabalhadoras do setor público que atuam na área da Saúde, Assistência Social, Guarda Municipal, Instituto Médico Legal (IML), Delegacia, Escritórios Regionais, Conselhos Tutelares, Judiciário, além de profissionais e discentes da UEM. Serão disponibilizadas até 500 vagas para o curso que será realizado pelo Núcleo de Ensino a Distância (Nead) da instituição de ensino superior. Tudo vai acontecer de forma online.

“O Nead tem toda uma expertise nessa área de cursos on-line, com os movimentos organizados da sociedade civil. Serão abordados temas relacionados a estudos sobre gênero e discussões sobre feminismo, história das mulheres, políticas públicas para mulheres e cidadania e direitos das mulheres lésbicas, bissexuais, travestis e transexuais”, explicou Terezinha Pereira.

Ela informou ainda que o curso de extensão “Qualificação do setor público para a rede de atendimento às mulheres” começa dia nove de agosto, pela plataforma Moodle. As inscrições serão pelo site da UEM. O curso contém uma carga horária de 20 horas e conta com certificação da Diretoria de Extensão (DEX). De acordo com o reitor da UEM, Júlio Damasceno, “a universidade pública tem grandes responsabilidades, dentre elas, de sempre reafirmar a responsabilidade estando presente na solução dos problemas do cotidiano da nossa sociedade com o propósito de projetá-la.”

Acompanharam a assinatura do termo : Eliane Maio, coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Diversidade Sexual (Nudisex); Tania Tait, representando a ONG Maria do Ingá Direitos da Mulher; Eva dos Santos Coelho, presidente do Instituto de Mulheres Negras Enedina Alves Marques; Margot Jung, presidente da Associação Maringaense de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (AMLGBT); Alana Marchezini, coordenadora do Centro de Referência de Atendimento à Mulher Vítima de Violência; Valquíria Francisco, presidente do Fórum Maringaense de Mulheres; Ana Cláudia Pirajá Bandeira, presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Subseção Maringá; Ana Lúcia Rodrigues, vereadora representando a Câmara de Vereadores; Josimayre Novelli, diretora do Núcleo de Educação a Distância da UEM.

Victor Cardoso
Foto – Reprodução

COMPARTILHE: