Início Maringá Plano Diretor de Maringá terá audiência pública em setembro

Plano Diretor de Maringá terá audiência pública em setembro

Está marcada para o dia nove de setembro a Audiência Pública do Plano Diretor de Maringá. Nesta data, o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Maringá (Ipplam) vai fazer uma apresentação na Câmara de Vereadores, às 19 horas, e todo evento será transmitido pela internet. Por meio de um link disponibilizado no site da Prefeitura de Maringá é possível fazer a inscrição e participar. Em três bairros e nos distritos de Floriano e Iguatemi haverá pontos de participação popular.

Segundo Bruna Barroca, diretora presidente do Ipplam, a participação popular é importante para que as pessoas ajudem a decidir como a Cidade crescerá e se desenvolverá. A revisão do Plano Diretor deve acontecer a cada 10 anos. O objetivo da audiência é abordar o crescimento do município, criação de loteamentos, construção de prédios e moradias, entre outros assuntos. Todo o material sobre o programa está disponível na internet para consultas, análises e novas sugestões.

“A intenção é debater com a comunidade, receber sugestões e fazer apresentações para diferentes segmentos da sociedade e do serviço público. Há um documento com mais de 1 mil páginas, resultado das sugestões feitas até o momento. O Plano Diretor segue quatro etapas: mobilização e proposta metodológica; análise temática integrada ou do diagnóstico; diretrizes e proposições; além de legislação e implementação. Conteúdo será base para o desenvolvimento de Maringá na próxima década e fundamental para ratificar a Cidade como a melhor para se viver no Brasil”, disse o coordenador de Revisão do PD, José Vicente Alves do Socorro.

Lembrando que o Plano Diretor tem convergência com o Plano de Mobilidade Urbana (PlanMob) que está sendo realizado pela primeira vez. Essa integração acontece porque os dois projetos têm pontos em comum, como o uso e ocupação do solo. Por sua vez, o PlanMob estuda e propões soluções para a segurança dos veículos e pedestres; criação de ciclovias e vias para ônibus; e organização do trânsito.

Victor Cardoso
Foto – Reprodução

COMPARTILHE: