Início Coluna do Verde Coluna do Verde

Coluna do Verde

Verdelírio Barbosa, um cidadão exemplar

PAPO RETO NA ONU 
Em tempos de fakes x fatos, informação x desinformação, análise fria do pronunciamento do presidente Jair Bolsonaro, ontem na assembleia da Nações Unidas. Foi o que se podia esperar dele. Mandou um papo reto, sem os meneios e rodeios enluvados da diplomacia: o Brasil não aceita interferência estrangeira, ela quer as nossas riquezas. 

A AMAZONIA É NOSSA 
Bolsonaro criticou a oposição por acionar países que estão querendo meter o nariz na Amazonia; antecessores que levaram dinheiro do Brasil para países socialistas – citou Cuba e Venezuela – e louvou o referencial grande trabalho do juiz Sérgio Moro na Operação Lava Jato. 

FUTURO ÍNDIO 
O presidente citou a situação indígena provocada por alguns líderes ultrapassados. Disse ter apoio da maioria para que conquistem cidadania e desenvolvimento, inclusive financeiro, objetivando que os filhos tenham mais futuro que eles no contexto nacional. Em outras palavras, disse que hoje o sonho dos índios não é ficar abanando mosquito no meio do mato, travando o próprio progresso. 

MEIO AMBIENTE 
Sobre meio ambiente, Bolsonaro afirmou que enquanto França e Alemanha usam 50% dos países para a agricultura, o Brasil usa apenas 8% e mantém 60% preservado. Afirmou que as reservas índias têm 14% da terra, mas não chegarão a 20% como pretendem muitos “defensores” dos índios, com olho grande nas reservas de ouro, diamantes, urânio, etc. 

FORUM SOCIALISTA 
Para o presidente da República, o Foro de São Paulo que reuniu Lula, Fidel e Chaves é uma organização criminosa que precisa ser combatida. Visa implantar o socialismo na América do Sul e já tem as garras na Venezuela, país empobrecido pelo governo de esquerda, provocando a miséria e fuga de 4 milhões de cidadãos.  

BANDIDOS FORA 
Disse que o Brasil atual não dá mais guarida para criminosos como Césare Battisti e terroristas travestidos de “perseguidos políticos”. A segurança pública é uma aspiração nacional, focando matadores de policiais, traficantes de drogas e de patrimônios do país. Também convidou os chefes de governo para que venham conhecer o Brasil, um país diferente do que é pintado no exterior pela mídia opositora. 

RECLAMAÇÃO ELOGIOSA (?) 
Assessores de Ricardo Barros viram elogio implícito em comentário da vereadora Ana Lúcia Rodrigues (PDT) no Facebook: “Toda vez que fico presa no congestionamento do Contorno Norte de Maringá, me lembro da família Barros”. Realidade é que se não fosse construída essa via que ela utiliza, o tráfego regional intenso, pesado, continuaria causando acidentes diários e morte de maringaenses na urbana Avenida Colombo.  

PARABENS PRÁ VOCÊ… 
Apontada como destaque da Câmara local e com o nome cogitado – quando sessentona – para substituir algum dos nossos ausentes deputados estaduais, Ana Lúcia – 2.707 votos – será muito festejada no próximo sábado. Vai comemorar 59 anos. A outra vereadora, Cris Lauer (PSC) que gastou menos para se eleger, fez menos e tem menos: 1.785 votos, 47 anos 

ACADEMIA DE LETRAS 
Um advogado poeta de Campo Mourão tem o nome cogitado para assumir a cadeira número 3 da Academia Paranaense de Letras, vaga desde o falecimento do jurista Renê Dotti em fevereiro. A disputa envolve o mourãoense Gilmar Cardoso, o jurista curitibano Clémerson Merlin Clève e o escritor catarinense Saulo Adami, no Paraná há 10 anos.  

SEM ELETRÔNICA. 
A eleição, com voto manual, será no próximo dia 13. A APL tem colegiado de 40 nomes, alguns muito conhecidos: vice-governador Darci Piana, prefeito Rafael Greca, senadores Oriovisto Guimarães e Flávio Arns, o escritor maringaense Laurentino Gomes e os jornalistas Luiz Geraldo Mazza e Nilson Monteiro.  

TERCEIRA VIA 
A propósito, o senador Oriovisto está propondo um segundo turno diferente na próxima eleição presidencial: três candidatos ao invés de dois. Seria uma luz no fim do túnel para milhões de eleitores sinucados pela polarização que só aponta para dois candidatos com sérias restrições: Lula, que deveria estar preso, e Bolsonaro que por algumas atitudes precisaria ser internado. 

EXISTE NOME?  
Mas cá, entre nós: com essa política podre, existe por aí, citado, algum nome realmente decente para disputar a Presidência da República? E quem garante que com três candidatos não seria criada uma nova malandragem? O que fatalmente aconteceria seria de os dois mais fracos se unissem contra o mais cotado? 

ANIVERSÁRIOS
Estão aniversariando hoje: Marina de Oliveira, João Carlos de Souza, Gilmar Ribeiro dos Santos, Edcarlos Vicente, Maria Magali Zanco, João Luiz de Lourenço, Maria do Carmo Martins Schiavone, Izaura Quiderole de Almeida, Ayrton Alves Pereira, Maria Aparecida Vanin Turchiari, Juliana Bagatin e Maria Antonieta Milleo de Souza.

*Henri Jean Viana/Francês – INTERINO

COMPARTILHE: