Início Coluna do Verde Coluna do Verde

Coluna do Verde

Verdelírio Barbosa, um cidadão exemplar

OBRAS INCONCLUSAS 
Como em todos os municípios que sofrem as amarras da burocracia na área pública, também em Maringá empreiteiras estão abandonando obras. Só têm duas opções: continuam e quebram com os preços dos materiais de construção subindo todas as semanas, ou desistem. 

DÁ OU DESÇO 
A primeira desistência é de uma empresa catarinense que reforma a Estação Rodoviária. Outras já colocam a prefeitura em xeque ao exigirem justificados e razoáveis aumentos nos valores de contrato.  

MENTES À OBRA 
A burocracia morosa e a inflação que ameaça tornar-se galopante, somadas à necessidade de seguir com as obras para evitar prejuízos da deterioração acrescentam cabelos brancos ao prefeito Ulisses Maia e secretários das áreas envolvidas. Por enquanto, reuniões e consultas legais para tentar continuidade nessa equação público/privado. 

EVENTOS LIBERADOS 
Provisoriamente o governador Ratinho liberou eventos para até 5 mil pessoas. Em locais abertos as pessoas deverão estar sentadas ou em espaços delimitados, sem exceder 60% da capacidade máxima prevista.  

PANDEMIA PRESENTE 
Evita-se nominar para evitar apontar de dedos, restrições. Mas se seu filho, ou filha, estuda em colégio particular, em Maringá, procure se informar. Há um surto de covid com vários casos em uma mesma sala de aulas. 

BOM OU MAU EXEMPLO? 
Para a vereadora Cris Lauer, bons exemplos funcionais da Câmara de Londrina deveriam ser replicados no legislativo de Maringá. Para o presidente Mário Hossokawa, a Câmara de Maringá é exemplar e nacionalmente reconhecida, enquanto a Câmara londrinense – em outras palavras – teve até casos que acabaram em prisões. 

IMPASSE ARMADO 
Experiente vereador de sete mandatos, Hossokawa não aceita qualquer crítica da vereadora de nova cepa à Câmara local; enquanto ela promete conferir possíveis novidades em Londrina. Turras à parte, antes de criticar, de brigar, os dois lados precisam aceitar que entre as tarefas do vereador estão a fiscalização e buscas pelo aperfeiçoamento tanto do Executivo como do Legislativo. 

OPINIÃO POPULAR 
E cá entre nós, o meio político – como o próprio Hossokawa reconhece – está sem credibilidade popular. De Brasília a Maringá, se é deputado, vereador, o povo malha. Principalmente no supermercado, ao adquirir gás, gasolina, pagar energia. A galera que paga os subsídios gostaria que os representantes que elegeu concentrassem a atenção e os esforços no que é realmente importante para ela. 

SEM SUCESSOR 
Bem por isso o prefeito Ulisses Maia tem gestão tranquila, sem desgaste inimigo ou amigo. Não há no horizonte nenhum nome preparado para sucedê-lo. Talvez, lá longe, os deputados: o “briguento” Homero Marchese, o Dr. Batista de todas as eleições, o Do Carmo de poucos votos, o quase invisível vice Scabora… 

DESGASTE  
E esses ainda precisarão passar por provas. Scabora pelo desgaste natural das canetas com tinta acabando, os deputados pelo funil da eleição de 2022. Alguns não passarão simplesmente por que nada estão produzindo para Maringá, não têm serviço para mostrar. 

POLICIAL OU COMUNICADOR 
Depois do delegado Da Cunha, um soldado da PM do Paraná que também filmava sua rotina diária – canal “Perdeu Piá” – no Youtube acaba fora da corporação. Da Costa, 31 anos, pediu baixa em Curitiba. Chorando disse ter sofrido muitas pressões e processos administrativos. 

XERIFES  
Da Costa ficou famoso nas redes sociais quando continuou perseguição a ladrão usando a bicicleta que o larápio acabara de dispensar. O problema dos policiais comunicadores é que os superiores os consideram públicos demais, provocando ciumeira política.  E a fama de “xerife” vale votos, conforme as últimas eleições. 

FALTOU FILMAGEM 
Enquanto isso, onde faltou filmagem foi na ação de uma equipe da Rotam no início da madrugada de ontem em Tamboara. Os PMs abordaram, mas não conseguiram prender o motorista de uma Kombi que encontraram na frente de uma porteira. Dentro dela, 1,5 tonelada de maconha. Explicação: o motorista fugiu pelo mato. 

ACIDENTE GRAVE  
Motorista de um Gol da prefeitura de Nova Tebas, o ex-vereador Odair Schiavo morreu anteontem quando colidiu com um caminhão que transitava em sentido contrário na rodovia próxima a Pitanga. Morreu também uma passageira, sobrevivendo apenas o filho dela, de 14 anos, que estava sendo levado para tratamento médico. 

ANIVERSÁRIOS
Estão aniversariando hoje: Elisabeth Sakaguchi Hase, Valdir Fernandes dos Santos, Michel Temer, Osvaldir Pedro Tobias, Thainá Moquiuti, Simoni Marinho Rocha, André de Almeida, Célia Regina Morais de Oliveira, Ana Pegoraro, Fernanda da Cruz Bittencourt, Plínio Costa Luz e Helen da Silva Gomes Storto.

*Henri Jean Viana/Francês – INTERINO

COMPARTILHE: