Início Coluna do Verde Coluna do Verde

Coluna do Verde

Verdelírio Barbosa, um cidadão exemplar

SEM BOLSONARO E MOTOCIATA 
Com isolamento de 14 dias recomendado pela Anvisa após convivência com o ministro Marcelo Queiroga que contraiu covid, o presidente Jair Bolsonaro cancelou a viagem que faria hoje a Maringá. O líder do governo, Ricardo Barros, já trabalha agendamento para remarcar a visita que se estenderia também a Ponta Grossa e Castro. 

HOLANDA BRASILEIRA 
Com a covid se espalhando nas aglomerações do transporte coletivo e a inflação corroendo os salários inclusive com tarifas salgadas, andar de bicicleta é cada dia mais solução de transporte adotada por maringaenses. E para os que não querem pedalar muito, as opções são patinetes e bicicletas elétricas, uma garantia de saúde, economia e independência com relação a horários e roteiros. 

VIAS EXCLUSIVAS 
Adepto do transporte em duas rodas, o prefeito Ulisses Maia faz sua parte.  Há reparação de várias ciclovias com um investimento de R$ 3,7 milhões também para estender mais 9 km, totalizando 50 km de ciclofaixas. E discute com prefeitos próximos a construção de ciclovias  

ATENÇÃO AOS MOTOCICLISTAS 
Os vereadores estão preocupados com a crescente ocorrência de acidentes graves com motociclistas na área urbana de Maringá. Por unanimidade aprovaram ontem, em primeira discussão, substitutivo ao projeto de lei 15.963/2021 do vereador Paulo Biazon criando o Programa Motociclista Consciente Evita Acidente. 

DIA DE CONSCIENTIZAÇÃO 
O mesmo projeto cria o Dia Municipal do Motociclista e do Trabalhador Motociclista. O objetivo é promover campanhas de educação no trânsito com operações do tipo blitz educativa e palestras em empresas, escolas municipais e estaduais.  

OBRAS PARADAS 
Moradores do Conjunto Thaís estão de bronca com a prefeito Ulisses. Motivo: a estagnação das obras de ampliação e reforma da CMEI Desembargador Zeferino Krukoski que já comemoram três anos, iniciadas em 2018. 

APRENDEU OS CAMINHOS 
Papo em uma roda de políticos e futriqueiros, ontem Maringá: o prefeito finalmente, apenas nesta segunda gestão, “aprendeu os caminhos de Curitiba e Brasília. Ou seja, está correndo pessoalmente atrás de obras e recursos para o município. Espaço para o vice Edson Scabora administrar e pavimentar caminho para disputar a sucessão. 

FRAQUINHOS 
Cá, entre nós: nossos deputados estaduais não estão querendo ajudar a atual administração, ou não têm expressão na Assembleia Legislativa para angariar o que Maringá precisa do governo estadual. Estado. Seja qual for o motivo, os eleitores devem cobra-los nas urnas, na próxima eleição quando obrigatoriamente reaparecerão amistosos, acessíveis, sorridentes. 

MORTES EM ASILO 
Dois idosos morreram vítimas da covid, ontem em Paranavaí. Um deles foi a terceira vítima entre 30 atingidos por um surto, semana passada, no asilo Lins de Vasconcelos. As autoridades de saúde pública deveriam ser alertadas para ocorrências como essa, em asilos de idosos, para implementar medidas preventivas. 

LULA DE PRIMEIRA? 
Última e suspeita pesquisa veiculada pela Globo na noite de quarta-feira, coloca Lula como eleito em primeiro turno na próxima eleição se os adversários forem Jair Bolsonaro e Ciro Gomes. Faltou considerar a “margem de erro” que possa levar a decisão somente no segundo turno. 

MARINGAENSE DECISIVO 
Como o outro concorrente boquirroto, Ciro Gomes, continua atolado em lamaçal com os pneus carecas, a “margem de erro” agora é o ex-juiz maringaense Sérgio Moro.  Ele volta ao cenário político eleitoral depois que o Senado desistiu de barra-lo por via indireta, a quarentena de cinco para ex-integrantes de poder.  

SÓ PARA ATRAPALHAR 
Embora tanto Ciro como Moro não ultrapassem os dois dígitos nas pesquisas muito suspeitas, a soma de ambos pode melar a vitória do petista em primeiro turno. Em segundo a situação pode se inverter. Com bastante tempo para criticar e denunciar, o inclusive condenado Lula tem um currículo muito pesado para justificar e defender, e também desgastar o adversário. 

REQUIÃO VOLTOU 
Três vezes governador, duas vezes senador, o irrequieto ex-deputado e ex-prefeito de Curitiba Roberto Requião desistiu da aposentadoria. Ontem em Francisco Beltrão começou a percorrer o Paraná com a “Caravana Requião Me Chama Que Eu VOU”.  

NADA MUDOU 
Como sempre Requião só joga no ataque. Aborda com discursos intermináveis a falta de investimentos em infraestrutura no Paraná, os preços da água, esgoto, energia, pedágio, etc. Vai percorrer o Estado e medir a pressão de seu prestígio. Ano que vem decide o que disputar. 

MUDOU DE LADO
A casa de massas Napoli, do amigo Jair, que há 39 anos estava localizada na avenida Cerro Azul, em frente à praça de patinação, mudou de endereço. Agora a Napoli está atendendo do outro lado da praça.

A PRÓXIMA VÍTIMA
A vereadora Cris Lauer em menos de nove meses de mandato teve que exonerar seu chefe de gabinete por problema judicial. A sua nova chefe de gabinete foi exonerada pelo presidente da Câmara por falar demais e dar bom dia a …, A pergunta é quem será a próxima vítima?

BOULEVARD
O projeto do então prefeito Silvio Barros que mudou a lei para proibir alguns tipos de atividades na avenida Colombo está dando resultado. A avenida está bonita, sem trânsito de caminhões e com novos prédios. Virou uma Boulevard.

CARROS VOADORES
Muitos criticaram o candidato a prefeito Silvio Barros quando falou de carros voadores na última eleição. Pois é, a Gol está comprando veículos voadores e diz que em 2025 dará início ao futuro dos carros voadores.

ANIVERSÁRIOS
Estão aniversariando hoje:
Joel Geraldo Coimbra Filho, Ricardo Maia, Jairo Gianoto, Jorge Tiburcio, Luciene de Souza, Celso Reginaldo Reis, Ademir Pedro Amaro, Maria Helena Martins R. da Silva, Eliete Bezerra Nascimento Valério, Claudemir Adigail Ambrósio, José Viana de Souza, Ana Amélia Mosca da Silveira, Marcos Marin Mechia, Sandra Mara Orlandine Abilas e Zélia Vieira Pinto.

*Henri Jean Viana/Francês – INTERINO

COMPARTILHE: