Início Maringá Prefeitura esclarece sobre desconto de 40% de multa de trânsito

Prefeitura esclarece sobre desconto de 40% de multa de trânsito

Alguns motoristas têm se queixado de que não conseguem obter o desconto de 40% nas multas de trânsito aplicadas no município, conforme estabelece Sistema de Notificação Eletrônica, ao qual Maringá foi a primeira cidade paranaense a aderir.

A alegação é que ao baixar o aplicativo da Carteira de Digital de Trânsito, o interessado se depara com a informação de que o órgão responsável, no caso a Semob, não aderiu ao sistema, portanto não é possível pedir boleto ou usufruir do desconto.

Por meio da Assessoria de Comunicação a Prefeitura informa que Maringá aderiu sim ao SNE. Mas para usufruir do desconto de 40% sobre o valor da multa de trânsito, o condutor multado precisa se cadastrar. Só após isso é que o benefício será conseguido.

Para aderir a pessoa precisa entrar no Portal da Prefeitura de Maringá, acessar a aba Mobilidade Urbana (lado esquerdo da tela) para entrar no portal da Semob. Neste, há uma seção chamada MULTAS DE TRÂNSITO com vários itens e aí clicar no último deles. Em seguida o interessado deve clicar em SISTEMA DE NOTIFICAÇÃO ELETRÔNICA (SEO) e, em seguida, clicar em Cadastro-adesão. Nesse ponto abrirá o item PESQUISAS FREQUENTES e em uma delas é ONDE POSSO ME CADASTRAR AO SNE? A partir daí é preciso seguir as instruções do sistema.

JUNHO

Em junho deste ano a administração pública divulgou que Maringá era a primeira cidade do Paraná a aderir ao Sistema de Notificação Eletrônica (SNE), previsto no Código de Trânsito Brasileiro. Com a adesão, o motorista ou proprietário de veículo que usar o sistema poderia ter desconto de 40% no pagamento das multas. 

O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) diz que “caso o infrator opte pelo sistema de notificação eletrônica, conforme regulamentação do Contran, e opte por não apresentar defesa prévia nem recurso, reconhecendo o cometimento da infração, poderá efetuar o pagamento da multa por 60% do seu valor, em qualquer fase do processo, até o vencimento da multa”.

O usuário poderá incluir ou excluir seu veículo do sistema a qualquer momento. Optando pelo sistema, as notificações de autuações passam a ser eletrônicas e não serão mais enviadas impressas para a residência do motorista ou dono do veículo. O sistema oferece acesso para todas notificações registradas do veículo e da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Da Redação
Foto – Reprodução

COMPARTILHE: