Início Destaques do Dia Observatório Covid-19 estima 72% da população imunizada em outubro

Observatório Covid-19 estima 72% da população imunizada em outubro

Mais de 52,6 mil pessoas foram imunizadas

O Observatório Covid-19 de Maringá informou que até a última quinta-feira 74,64% da população total do município recebeu a primeira dose da vacina contra o novo coronavírus; enquanto 50,6% teve a primeira etapa finalizada. O coordenador do Observatório, Guaracy Silva, informou que a projeção é que na semana de 12 de outubro o percentual de vacinação da população maringaense esteja em 72%.

“Sobre o fim da pandemia não podemos fazer nenhuma projeção porque os vacinados podem se contaminar. O que estamos analisando é o momento em que vamos atingir uma cobertura importante da população. A projeção é que perto do dia 12 de outubro, mais de 70% dos habitantes da Cidade estarão imunizados. Esse é um percentual de países que estão testando eventos com grande público, por exemplo”, explicou Silva.

Ele falou também sobre a dose de reforço para idosos. O coordenador explicou que, quanto mais alta a idade, menos a durabilidade da cobertura da vacina; por isso, é importante a terceira dose. Disse ainda que “tudo indica que a vacina contra a Covid-19 estará presente anualmente no Plano Nacional de Imunização”.

“O Observatório foi criado em março do ano passado e se reúne semanalmente com todos os dados da pandemia em Maringá. Atualmente, analisamos a taxa de cobertura com mais afinco, além de outros índices. As taxas de ocupação, por exemplo, despencaram e seguem em ritmo desacelerado, isso tudo com números de leitos a menos. Cerca de 25% de ocupação na UTI Adulta específica Covid-19. Outra projeção que podemos fazer é sobre os eventos. A partir da chegada em 75% de imunização será possível liberar alguns tipos de celebrações e reuniões”, concluiu Guaracy Silva.

Participam do Observatório Covid-19 docentes da Unicesumar, assim como das áreas de Matemática Aplicada, Medicina e técnicos do Conselho de Desenvolvimento Econômico de Maringá (Codem).

Victor Cardoso
Foto – Reprodução

COMPARTILHE: