Início Coluna do Verde Coluna do Verde

Coluna do Verde

Verdelírio Barbosa, um cidadão exemplar

AUMENTO FORÇADO 
Segurando aumentos desde 2019, agora com medida judicial a administração é forçada a aumentar o valor das tarifas do transporte coletivo urbano. Para o prefeito Ulisses Maia, acontece na pior hora possível, pois empresários, funcionários e população estão descapitalizados, acossados pela inflação. 

ESTICANDO O PRAZO 
Como a prefeitura tem prazo de 10 dias, aumento só na próxima semana. A decisão sobre valores – por volta de R$ 5,20 – considerará valores envolvidos na manutenção do sistema e a média diária de passageiros que teria caído cerca de 60% desde o início da pandemia. 

FRANKINHO SE FOI 
Sepultado ontem o fotógrafo maringaense Frank José de Lima, vítima de um câncer devastador. Ex-Folha do Norte, O Diário, TV Tibagi, prefeitura, Frankinho deixa uma legião de amigos e familiares consternados. Nas lembranças, uma referência séria de profissionalismo e companheirismo. 

ENTRE IGUAIS 
Defenestrado do MDB que era o único partido que o aguentou até que deixou de ser cacique, no final de semana Roberto Requião comeu pão com mortadela ao lado do deputado Zeca Dirceu. Concretiza-se: o também relegado o PT abre as portas para o ex-governador marginalizado pelos pares. 

CHAMANDO PARA A BRIGA  
Antigo parceiro, vendo que Requião volta à rinha – é assim que ele encara a política – Orlando Pessuti também reaparece se não para vencer, pelo menos para dividir o eleitorado já idoso de quando comandavam o Paraná. Declaração: “Acabo de colocar meu nome à disposição para os partidos interessados”. 

OLHO VIVO 
Quem precisa ficar de olho é Ênio Verri. Eleição passada ficou brabo com Gleisi Hoffmann que desistiu do Senado e disputou a Câmara Federal. Requião garante que quer disputar o Palácio Iguaçu pela quarta vez, se o PT deixar e ele ainda tiver algum patrimônio eleitoral. 

DE MUDANÇA 
A Unifamma estaria projetando transferir instalações para fora do centro da cidade. Iria para instalação – já legalizada? – próximo da Coca-Cola, saída para Iguatemi. Comentário político a respeito de Evandro Oliveira: a votação que conseguiu apagou nele o “fogo” de ser prefeito. 

PIGNATA CANDIDATO  
Cada vez que converso com meu amigo Valdir Pignata ele se declara insatisfeito e desejoso de cair fora da política. Basta não vê-lo alguns dias e lá vêm informações de que será candidato. Agora é de que estaria armando dobradinha de candidatos a deputado com Marcelo Siena, de Marialva. 

DIREITOS DOS DEFICIENTES 
Projeto coerente discutido ontem à noite na Câmara de Paranavaí. Enviado pelo Executivo, propõe que deficientes físicos não terão apenas as vagas especiais no sistema de estacionamento rotativo. Poderão estacionar em qualquer vaga, sem pagar, desde que deixem à vista a credencial de beneficiário. 

FALSO CAIPIRA  
É o cúmulo ver bronca por produto “falsificado” como caipira! O Procon está apertando o cerco contra falsos ovos e frangos caipiras. Estão vendendo produtos de granja com a valorizada denominação caipira que engloba produtos naturais, linhagens de aves, manejo, tempo para abate, alimentação sem química. 

PRECONCEITO 
Em Paranavaí o proprietário de um hospital vai enfrentar processo por maltratar verbalmente um colaborador. As acusações são de ter ofendido na semana passada um motorista de ambulância, chamando-o de “nego vagabundo” e que não queria “aquela raça” em seu hospital. Pena para esse tipo de crime é reclusão de um a três anos, mais multa. Mas como estamos no nosso Brasil de leis boazinhas…. duvido!

*Henri Jean Viana/Francês – INTERINO

COMPARTILHE: