Início Destaques do Dia Presidente Bolsonaro visita Maringá celebrando 1 mil dias de governo

Presidente Bolsonaro visita Maringá celebrando 1 mil dias de governo

O presidente Jair Bolsonaro durante cerimônia para sanção dos projetos de lei que ampliam a aquisição de vacinas pelo Governo Federal.

A vinda do Presidente da República, Jair Bolsonaro, na tarde desta sexta-feira à Maringá tem movimentado diversos setores da Cidade, principalmente quanto a segurança. Agentes da Polícia Federal (PF) e do Exército Brasileiro se reuniram com policiais militares e civis e montaram o esquema da visita do presidente. A reunião foi a portas fechadas e a imprensa não pode participar. Neste dia primeiro de outubro, Bolsonaro é aguardado a partir das 15h30.

A visita marca a inauguração da ampliação da pista do aeroporto e também faz parte de uma série de comemorações dos 1 mil dias da gestão do Governo Federal, que serão completados no próximo domingo. Com 2.380 metros, Maringá passa a ter a segunda maior pista de pousos e decolagens do Paraná. Confirmada ainda a presença do prefeito Ulisses Maia e o governador do Estado, Carlos Massa Ratinho Junior. São investimentos na ordem de R$ 81,5 milhões do Governo Federal, por meio do Ministério da Infraestrutura e contrapartida municipal.

A comitiva do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República está em Maringá desde terça-feira. O avião da Força Aérea Brasileira (FAB) chamou a atenção ao pousar no Aeroporto Regional de Maringá. Até o momento, a agenda do Presidente será somente no aeroporto. No local foram montadas tendas, estrutura com telões, cadeiras e cercas para a realização do evento. Funcionários que trabalham no aeroporto informaram que a segurança está reforçada desde o início da semana.

MIL DIAS

No dia 27, a ministra-chefe da Secretaria de Governo da Presidência da República, Flávia Arruda, participou do início das comemorações de 1 mil dias do Governo Federal. A cerimônia, no Palácio do Planalto, liderada pelo presidente Jair Bolsonaro, também foi marcada pelo lançamento do programa Caixa Tem, da Caixa Econômica Federal.

“Nesse período destaco que o Governo teve coragem de ir em busca de milhares de brasileiros que estavam ‘invisíveis’ para políticas públicas, garantiu auxílio no momento de maior dificuldade, colocou todo o empenho para o avanço da vacinação contra Covid e mostrou que há compromisso com o povo”, destacou Flávia Arruda na ocasião.

Ao longo da cerimônia foram apresentados dados sobre ações ao longo desse período. Bolsonaro destacou a preservação de mais de 20 milhões de postos de trabalho; destinação de R$ 61 bilhões para micro e pequenas empresas e o Auxílio Emergencial, que atingiu quase 68 milhões de brasileiros na primeira fase; investimento equivalente a 8,8% do PIB do combate ao coronavírus; mais de 52 milhões da população adulta recebeu as duas doses ou a dose única da vacina contra Covid-19; entrega de quase 300 milhões de doses; e que mais de 20 milhões de brasileiros se curaram da doença.

REFORMAS

As obras de ampliação do aeroporto foram iniciadas em janeiro de 2020 envolvendo ampliação e modernização de pista e do pátio, além de implementação dos modernos instrumentos de auxílio de navegação aérea (ALS e ILS). Além disso, a Seção Contra Incêndio (SCI) foi ampliada em mais de 200 metros quadrados, tendo agora 390 metros quadrados, e o Pátio de Estacionamento de Aeronaves foi reformado e ampliado para 12 posições de aeronaves.

“Depois da ampliação e modernização, o aeroporto maringaense fica pronto para receber aeronaves de maior porte e também um volume ainda maior de voos de carga. Objetivo é internacionalizar a “marca” Maringá, estimulando negócios e parcerias com outros países e favorecer as importações e exportações da iniciativa privada local. Melhorias e ampliação em nosso aeroporto significam termos em mãos uma ferramenta valiosa para avançarmos ainda mais no desenvolvimento econômico. Daqui para frente, vamos assistir a um novo panorama de negócios com Maringá entrando de vez no radar internacional envolvendo importações e exportações”, disse o prefeito Ulisses Maia.

O superintendente do Aeroporto Regional de Maringá, Fernando Rezende, falou ainda que o Aeroporto de Maringá tem o maior potencial de desenvolvimento do Paraná e o 6º maior do Brasil. Destacou ainda a modernização da Torre de Controle, cujo Termo de Compromisso já foi assinado e o projeto de ampliação do Terminal de Passageiros com a instalação de pontes móveis (fingers) para o embarque e desembarque está sendo desenvolvido pela Infraero.

Victor Cardoso
Foto – Reprodução

COMPARTILHE: