Início Maringá UEM é parceira em atividades do mês Nacional da Ciência

UEM é parceira em atividades do mês Nacional da Ciência

Para comemorar o Mês Nacional da Ciência, Tecnologia e Inovações, o Governo Estadual vai promover uma série de atividades on-line. O evento será realizado em parceria com a Universidade Estadual de Maringá (UEM), a Universidade Virtual do Paraná (UVPR) e com o apoio da Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Paraná e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Objetivo é disseminar o conhecimento científico produzido no Paraná.

Denominada Paraná Faz Ciência, a iniciativa foi idealizada pela Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti). O propósito é mobilizar as comunidades universitárias e acadêmicas em torno de temas que valorizem a criatividade, a atitude científica e a inovação, e aproximar os cidadãos, principalmente, os jovens, de temas relacionados ao desenvolvimento científico e tecnológico e suas aplicações.

Entre os dias quatro e oito deste mês a programação (ao vivo) vai promover debates substanciais e apresentações de experiências científicas de todo o território paranaense. O evento integra a 18ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT 2021). O tema será “A transversalidade da ciência, tecnologia e inovações para o planeta”. A palestra magna será ministrada pelo cientista e professor Paulo Eduardo Artaxo Netto. Ele é responsável por iniciativas científicas no campo da Física aplicada a problemas ambientais.

No decorrer da semana, a série de eventos on-line vai reunir, ainda, representantes e pesquisadores renomados de universidades, museus, fundações de apoio e amparo à pesquisa, parques tecnológicos, entre outras ações. Os participantes vão receber certificados para cada uma das atividades. Basta preencher uma lista de presença disponibilizada durante a programação que está no site oficial do Paraná Faz Ciência.

O superintendente de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Nelson Bona destaca que “o conhecimento científico possibilita avanços em todos os campos da sociedade, contribuindo para solucionar desafios nas mais diversas áreas, com impacto direto na melhoria da qualidade de vida das pessoas.” Também reforçou o trabalho durante a pandemia, onde a partir do trabalho dos cientistas foi possível elaborar protocolos de proteção e biossegurança e desenvolver vacinas eficazes contra as variantes do vírus.

Victor Cardoso
Foto – Reprodução

COMPARTILHE: