Os Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) de Maringá, que possuem espaço suficiente para manter o distanciamento, voltaram a receber alunos em período integral na manhã de ontem. Dessa forma, crianças entre zero a cinco anos começaram a semana com aula presencial. Mesmo com o retorno, 25% dos pais da rede municipal não levaram os filhos e escolheram permanecer no sistema remoto.
“As unidades escolares onde os espaços físicos, ou seja, as salas, comportem 100% das crianças daquela turma, onde a gente pode manter o distanciamento de um metro, como preza a resolução da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), a turminha será recebida na sua totalidade e aquelas crianças que são matriculadas no integral vão poder ficar o dia todo. Os alunos só vão frequentar o colégio no horário em que estiverem matriculados”, disse a secretária de Educação, Tânia Periotto.
Ela destacou ainda que os pais e responsáveis que não se sentirem seguros com as crianças em período integral, poderão optar pelo meio período, preferencialmente na parte da manhã. A secretária reforçou que um dos momentos mais difíceis de lidar com os pequenos é na ‘hora do soninho’. O espaço, antes da pandemia, comportava as crianças, pois não havia motivo para distanciamento. Já com a pandemia e as normas que devem ser seguidas, as educadoras precisaram dispor os alunos lado a lado, em posições invertidas nos colchões. A Secretaria de Saúde aprovou o método.
Maringá tem atualmente 64 Cmeis na modalidade integral; porém, nem todos voltaram com as aulas o dia inteiro. Medida tomada para trazer mais segurança aos envolvidos.
Victor Cardoso
Foto – Reprodução