Início Coluna do Verde Coluna do Verde

Coluna do Verde

Verdelírio Barbosa, um cidadão exemplar

MARINGÁ EM DUBAI 
O prefeito Ulisses Maia viaja quinta-feira com a missão técnico-comercial Paraná Business Experience 2021 que vai aos Emirados Árabes Unidos. Esperando 25 milhões de visitantes, a Expo Dubai exibirá produtos de 190 países durante seis meses, com a mostra do Paraná programada entre os dias 10 a 16. 

COMERCIALIZAR E ATRAIR  
Esse evento internacional que deveria ter ocorrido no ano passado agora também celebra o fim da epidemia. Segundo o governador Ratinho o objetivo é mostrar, comercializar nossos produtos, e também atrair investimentos, indústrias, parceiros. Oito cidades levarão prefeitos. 

VEZ DO CO-PILOTO 
A viagem é mais uma oportunidade para o vice-prefeito mostrar que tem capacidade para governar Maringá. Sucessor natural de Ulisses, Edson Scabora é experiente administrador, mas politicamente ainda precisa de mais garra, mais expressão que o identifiquem como um líder a ser seguido. 

AINDA AS VAIAS 
Tarimbado em política, o prefeito Ulisses Maia já superou as vaias recebidas durante a visita de Bolsonaro a Maringá. Para ele, não chegou a cem o número de pessoas que quiseram atrapalhar sua fala. Depois disso, ao comer um lanche “cachorrão” fez postagem e recebeu número muito maior, milhares de curtidas 

AFOGADOS NA LAMA 
Tragédia em Rondon, na tarde de domingo. Duas irmãs de 9 e 11 anos caíram em um buraco de lama e um homem entrou para tentar salvá-las: morreram os três. O buraco de 2×4 metros em um pátio de caminhões, foi recém-aterrado e acabou inundado pela chuva. 

DESLOCARAM O RANDOLFE 
Teatral no terreno virtual da CPI da Pandemia, o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) “lascou-se” domingo no terreno real esportivo. Jogando futebol suíço na cidade de Mazagão (AP) perdeu a disputa em pênalti batido pelo deputado federal Vinicius Gurgel (PL). Além de não defender, Randolfe ainda deslocou o ombro direito.  

SALVAÇÃO PARCIAL  
O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), suspendeu, sábado, uma parte da Lei de Improbidade Administrativa. Com a mudança, somente atos graves de agentes públicos poderão provocar a perda de direitos políticos, como a proibição de candidatar-se em eleições e de assumir determinados cargos públicos.  

SERÁ 
Com isso está sendo legalmente estudado se a isenção beneficia dois vereadores maringaenses que estão no bico do corvo, Belino Bravin e Altamir dos Santos. Enredados em improbidade eles só não perdem as cadeiras na câmara local se essa lei salvá-los. 

OUTRO PROBLEMA 
Outro vereador, Maninho que é apontado como “bolsonarista” também se mexe para não perder a cadeira que conquistou nas urnas. O PDT quer derruba-lo alegando “desrespeito” ao programa do partido. Por trás, votando fogo está nada menos que o suplente ex-vereador Odair Fogueteiro. 

ADMINISTRADOR PESCADOR? 
A propósito de Bravin, muitas reclamações sobre seu preposto na administração do distrito de Iguatemi. Tem gente reclamando da falta de iluminação pública, lixo, etc. E não sei por que, jocosamente, por trás é claro, citam o administrador como “Pescador”.  

MDB CONSTRUINDO  
Agora sob presidência de Adriana Santana, o MDB local reuniu sábado na Uningá com lideranças regionais e com o presidente estadual Anibelli Neto. A palavra de ordem é reconstrução, inclusive aceitando a participação do pessoal do MDB velho de guerra. 

FILIAÇÕES  
Embora sempre se apregoasse que o MDB tinha 8 mil filiados, Adriana diz não ter conseguido essas fichas. Começando um novo trabalho garante que hoje o MDB tem, com certeza, 800 filiados. São novas lideranças interessadas em participar e também antigas lideranças que pretendem continuar. 

CANDIDATURAS 
Por enquanto o MDB de Maringá tem duas candidaturas praticamente garantidas para o disputar as eleições do próximo ano: vereador Alex Chaves (Câmara Federal) e Mércia Froeming (Assembleia Legislativa). Em Sarandi o presidente local da sigla, Dr. Edilson, também está disposto a disputar para deputado estadual. 

*Henri Jean Viana/Francês – INTERINO

COMPARTILHE: